Esporte
Canoísta brasileiro é 9º na segunda etapa da Copa do Mundo
Canoagem
A cidade de Racice, na República Tcheca, recebeu no último final de semana (17 e 18 de maio) os melhores canoístas do mundo para a disputa da 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade. Roberto Maehler, único representante do Brasil na etapa, teve como melhor resultado o nono lugar na Final B do K1 500m.
Participaram da competição atletas de 40 países, mas foram os alemães os que obtiveram mais destaque, com a conquista de 14 medalhas.
Maehler também participou de outras duas categorias: K1 200m e K1 5000m. Nos 200 metros o canoísta brasileiro chegou até à semifinal na oitava colocação e nos 5.000 metros o atleta não terminou a prova.
Roberto Maehler também representa o Brasil na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que acontece no próximo final de semana (24 e 25 de maio), em Szeged, na Hungria. O canoísta participa dos eventos com o apoio de um patrocinador particular. Na primeira etapa da competição, realizada em Milão, na Itália, o Brasil conquistou quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Resultados completos da etapa da República Tcheca podem ser conferidos aqui.
A modalidade
A canoagem velocidade, praticada com caiaques ou canoas, é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas.
Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta apoia-se no assoalho da canoa com um joelho e usa remo de uma só pá. As classes de embarcações são padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Canoagem.
Na K1, o caiaque é somente para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 12kg.

Fonte:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















