Esporte
Seleção brasileira de ciclismo de estrada é convocada
Pan-Americano
A comissão técnica e o departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) convocaram 14 atletas, sendo oito homens e seis mulheres, para integrarem a Seleção Brasileira de ciclismo de estrada no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo.
A competição começa na próxima terça (6) e vai até quinta-feira (8) de maio, na cidade de Puebla (México).
Confira a relação dos atletas convocados:
Masculino
Gregolry Alves de Freitas Panizzo
Cristian Egídio da Rosa
Cleberson Weber
Carlos Alexandre Manarelli
Antoelson Dornelles da Silva Bruno
Willian Chiarello
André Almeida (Sub-23)
Endrigo da Rosa Pereira (Sub-23)
Feminino
Clemilda Fernandes Silva
Marcia Fernandes Silva
Janildes Fernandes Silva
Flavia Maria Cardoso de Oliveira
Fernanda da Silva Souza
Luciene Ferreira
Comissão técnica
Cassio de Paiva Freitas (Técnico de estrada masculino)
Glauber de Souza (Técnico de estrada feminino)
Evandro de Oliveira (Mecânico)
Jivago Mazzer Salient (Fisioterapeuta)
Simulação de ambientes
Durante uma competição, diversos fatores podem influenciar o desempenho do atleta. Vento, chuva, calor, frio e diferentes níveis de umidade e pressão são capazes de arruinar o resultado de uma dura rotina de treinamento, a não ser que o competidor esteja devidamente preparado para encarar, sem grandes surpresas, qualquer tipo de condição climática.
Com o objetivo de interligar o ambiente ao corpo e aliar os dois fatores à performance, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolveu o Centro de Pesquisa em Ambiente Simulado, resultado de um convênio com o Ministério do Esporte no valor de R$ 1,2 milhão, destinado à compra da câmara de simulação de condições climáticas e da esteira de alta performance.
José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), espera aproveitar a estrutura já para a preparação dos atletas do ciclismo de estrada para o Campeonato Pan-Americano em Puebla (México), em maio, disputado a uma altitude de 2.200m e que será classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. “Tudo que a gente pode somar ao atleta é bem-vindo. Se temos essa oportunidade dentro do País, isso só pode somar para o resultado”, acredita.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















