Esporte
Escolta de delegações e obras da arena foram discutidos em Curitiba
Planos Operacionais
Os últimos ajustes para que a cidade de Curitiba receba a Copa do Mundo da Fifa do Brasil 2014 foi o tema central da reunião de Planejamento Operacional, nesta quarta-feira (7), na capital paranaense.
No evento coordenado pelo Ministério do Esporte em conjunto com o Comitê Organizador Local (COL), governo do estado e prefeitura, estão sendo apresentados detalhes do status das obras da Arena da Baixada, medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação da cidade, que receberá quatro jogos da primeira fase da competição.
De acordo com Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, a participação integrada entre governo federal, estadual e municipal tem sido fundamental para que o planejamento esteja em dia. “Não tivemos problemas nos planos operacionais em Curitiba. Percebemos que Curitiba é uma cidade pronta para acolher turistas, com espaços verdes, de mobilidade adequada. Sabemos que a cidade vai receber um grande número de estrangeiros, por isso temos de estar preparados”, disse Fernandes durante a abertura do evento.
Para o secretário, o atraso nas obras da Arena da Baixada não influenciou no andamento do Planejamento Operacional da cidade. “Tivemos de trabalhar em paralelo ao atraso das obras, mas tudo está dentro do previsto, restando detalhes do entorno do estádio que ainda precisam ser ajustados."
Essa também é o ponto de atenção apontado por Reginaldo Cordeiro, secretário municipal da Copa do Mundo em Curitiba. Para ele, a Praça Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada, ainda necessita de alguns ajustes, bem como o acesso e o espaço do midia-center, ao lado do estádio. “Recebemos um puxão de orelha por causa do atraso, mas acordamos, mostramos organização e acredito que na sexta-feira (9), durante a visita da presidenta Dilma, a gente possa apresentar 97 a 98% das obras concluídas”, afirmou.
Cordeiro destacou que seis obras de mobilidade urbana, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, estão finalizadas e serão um legado importante para a cidade. “Foram R$ 117 milhões em obras, dentre elas o corredor da Avenida das Torres, que liga o aeroporto ao Centro da Cidade. Também tivemos R$ 11,8 milhões em investimentos em obras do entorno do estádio”, citou.
Escolta
De acordo com o secretário estadual da Copam, Mário Celso Cunha, as delegações de Rússia, Argélia, Espanha, Austrália, Equador, Honduras, Nigéria e Irã terão escolta especial quando disputarem seus jogos em Curitiba.
Cunha explica que o fato da seleção espanhola ficar sediada no CT do Caju requer uma atenção especial. “Temos a preocupação com o deslocamento dessas delegações, com o trabalho tático que precisa ser feito em dias de jogos. Para a seleção espanhola, teremos trabalho especial, porque o tempo de permanência na cidade será maior. Temos de ajustar tudo isso dentro da reunião do Planejamento Operacional”, explicou o secretário.
O estádio
A Arena da Baixada já era uma das mais modernas do País e entrou em reformas para elevar seu padrão de qualidade e receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase. Os torcedores terão no dia 16 de junho (segunda-feira), às 16h, a primeira partida no local, entre Irã x Nigéria. O jogo é válido pelo Grupo F do torneio, que também reúne Argentina e Bósnia-Herzegovina.
Com capacidade para 43 mil torcedores, a arena volta a abrir as portas no dia 20 de junho (sexta-feira), às 19h, para Honduras x Equador, que duelam pelo Grupo E. Curitiba ainda receberá o cabeça de chave do Grupo B, a atual campeã mundial Espanha, que encara a Austrália em 23 de junho (segunda-feira), às 13h. Este jogo pode ser decisivo para definir o adversário das oitavas de final de quem se classificar no grupo do Brasil.
A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 17h, válido pelo Grupo H. Além dos jogos na Arena da Baixada, os turistas poderão ver em Curitiba um dos maiores índices de qualidade de vida do País, um sistema inovador de transporte público e uma preocupação com a sustentabilidade.
Fontes:
Portal da Copa
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















