Esporte
Ginástica rítmica garante vaga nos Jogos da Juventude
Campeonato
O Campeonato Pan-Americano Juvenil de ginástica rítmica e trampolim foi disputado nesse fim de semana, em Daytona Beach, na Flórida (EUA). A competição serviu como fase classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude, na China, em agosto, e Mayra Siñeriz já garantiu vaga para o evento.
Na ginástica rítmica, as três primeiras colocadas do Individual Geral ganham o direito de ir para Nanjing. Com isso, a brasileira foi uma das classificadas com a nota 13,200 no arco, 13,000 na bola, 12,300 nas maças e 12,400 na fita.
Mayra terminou em quarto, mas como cada país pode levar somente uma representante e os Estados Unidos ficaram com as duas primeiras posições, Mayra passou a ser a terceira classificada. A primeira foi a norte-americana Laura Zeng e a segunda, a mexicana Edna Garcia.
A modalidade
Ao contrário da ginástica artística, a ginástica rítmica é uma prática recente na história da humanidade, tendo sido criada no início do século 20 como um novo conceito, exclusivo para as mulheres. Inicialmente chamado de ginástica moderna, o esporte nasceu de uma combinação de técnicas de movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança, entre outros.
Apesar de a ginástica rítmica contar com cinco materiais para as apresentações (corda, arco, bola, maças e cinta), apenas quatro podem ser escolhidos para a disputa das Olimpíadas. Nos Jogos de Londres-2012, por exemplo, não houve disputas de corda.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















