Esporte
Natal a 30 dias da Copa: novo aeroporto 99% finalizado
Preparação
Do ponto de vista esportivo, o palco dos jogos, os locais de treinos e as acomodações de seleções estão prontas em Natal (RN). Segundo a avaliação de integrantes do Comitê Organizador Local, após o evento-teste oficial, num clássico local entre América x ABC, a Arena das Dunas foi bem conceituada, sobretudo pelos detalhes, como acabamento, operação e limpeza. O que resta é a montagem dos últimos 10 mil assentos provisórios, que farão o estádio ter capacidade para até 43 mil pessoas durante a Copa. Esse processo tem previsão de conclusão em 22 de maio.
Invasão americana
O governo do Rio Grande do Norte espera 20 mil norte-americanos em Natal durante a Copa. Os torcedores dos Estados Unidos devem ter um apoio especial. O vice-presidente Joe Biden planeja estar na estreia dos EUA contra Gana no dia 16 de junho. Entre as oito seleções que jogarão em Natal, a maior parte das reservas feitas em hotéis foi de norte-americanos, com 29%, seguidos dos uruguaios com 14% e italianos com 7%.
Novo aeroporto
Um dos principais pontos de recepção dos torcedores, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, município vizinho a Natal, está praticamente concluído. Segundo a Inframerica, empresa que gere o aeroporto, as obras estão 99% finalizadas, restando detalhes de acabamento, ornamentação e paisagismo. O início das operações está previsto para 22 de maio, mas três dias antes a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá homologar as companhias aéreas que poderão operar no aeroporto e confirmar como se dará o fluxo de voos internacionais e nacionais durante a Copa do Mundo.
Porto
O Porto de Natal passa por melhorias e tem conclusão de obras previstas para o final de maio. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) ainda não confirmou quantas embarcações e visitantes irão atracar no local durante a competição. Só no terminal de passageiros, foram investidos pouco mais de R$ 72 milhões.
Fan Fest
Simultâneo à Copa do Mundo, Natal também terá a Fifa Fan Fest. Com 60 atrações em uma estrutura que será montada na Praia do Forte, ao lado da Fortaleza dos Reis Magos, o evento será gratuito e terá entre as principais bandas Olodum, Araketu, Margareth Menezes, Marina Elali e Dorgival Dantas. Os portões estarão abertos das 10h até as 22h entre os dias 12 de junho e 13 de julho. A capacidade de público é de 20 mil pessoas.
Mobilidade urbana
Um dos grandes desafios do governo estadual é finalizar as obras de acesso ao novo aeroporto. A previsão de entrega da Via Norte, que possui 11 km de extensão, é 22 de maio, segundo informações da Secretaria de Copa do Rio Grande do Norte. Já a Via Sul, que terá 17 km e passará pelo município de Macaíba, tem previsão de conclusão até junho. Além de São Gonçalo do Amarante, o Aeroporto Augusto Severo, no município de Parnamirim e próximo ao limite com Natal, seguirá dando suporte no Mundial.
Ainda no quesito mobilidade urbana, há intervenções em curso no entorno da Arena das Dunas. Uma delas, o viaduto ao lado do estádio, terá a obra física concluída, mas a liberação para tráfego ocorrerá após o Mundial, em função do período de secagem do concreto. Segundo a prefeitura, a previsão é de que até 31 de maio todas as demais intervenções prioritárias no entorno da arena sejam finalizadas, e os acabamentos feitos até 10 de junho.
Outras obras da cidade, não consideradas essenciais para a realização do Mundial, como um viaduto na BR-101 e a revitalização de calçamentos, serão entregues no segundo semestre.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















