Esporte
Robert Scheidt estreia na liderança em competição na Itália
Vela
No primeiro dia da Semana Olímpica de Garda Trentino, Robert Scheidt lidera na classe Laser. O brasileiro venceu uma das regatas e chegou em 2º e 4º nas outras duas. Competindo em casa, já que mora no local, Scheidt somou sete pontos, contra 12 do inglês Nick Thompson e do italiano Alessio Spadoni.
No total, 79 embarcações disputam a Semana Olímpica de Garda Trentino na classe Laser. Além de Scheidt, Bruno Fontes também participa da competição. Após o primeiro dia, ele ocupa a 9ª posição.
“Foi um ótimo dia. Fizemos as duas primeiras regatas com ventos fracos e a terceira com vento mais forte. Consegui atingir meu objetivo de largar bem em todas as provas”, comentou Robert Scheidt.
Nesta quinta-feira (8), os atletas da Laser têm mais duas regatas programadas. A partir de sexta (9) eles começam a disputar a fase final da competição, que vai definir os 10 melhores para a medal race.
“Estou muito feliz por ter começado bem o evento e espero manter essa constância ao longo das outras provas”, acrescentou Scheidt.
História
Embora as embarcações estejam presentes na história das civilizações há milênios, o uso de barcos a vela para competições é algo relativamente recente.
A chegada da vela aos Estados Unidos e a fundação, em 1844, do New York Yatch Club impulsionaram o desenvolvimento da modalidade ao redor do mundo. Em 1907, nasceu a União Internacional de Corridas de Iates (IYUR), depois rebatizada de Federação Internacional de Vela (Isaf), que hoje administra o esporte em nível mundial.
No Brasil, a vela desembarcou no fim do século 19, trazida por descendentes de europeus. Em 1906, foi fundado o Iate Clube Brasileiro, primeiro clube dedicado ao esporte, no Rio de Janeiro. A primeira prova nacional foi disputada em 1935 e recebeu o nome de Troféu Marcílio Dias.
Em 1941, foi fundada a Federação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), que controlou o esporte em nível nacional até 2007, quando, devido ao acúmulo de dívidas, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) interveio na entidade. Em 2013, foi criada a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), nova administradora da modalidade no País.
Na história das Olimpíadas, a vela registra sua primeira participação nos Jogos de Paris-1900. Depois disso, diversas categorias da vela saíram e entraram na programação olímpica.

Fonte:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















