Esporte
São Paulo prega união em preparativos finais para Copa
Planos Operacionais
A pouco mais de um mês para a abertura da Copa do Mundo, a cidade de São Paulo, que sediará a primeira partida do Mundial, prega o esforço conjunto de todas as esferas envolvidas na organização do evento nesta reta final de preparativos.
Durante a abertura da reunião de planejamento operacional para a Copa, realizada na manhã desta terça-feira (6), no Palácio de Convenções do Anhembi, a união foi a palavra de ordem. “A operação da Copa do Mundo é única, qualquer problema que ocorra na área de responsabilidade de cada um, repercutirá para todos”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
“Não tem responsabilidade para a prefeitura, para o Comitê Organizador Local (COL), para a Fifa. Todos seremos atingidos pelo que há de negativo, assim como todos seremos brindados pelas conquistas da operação. Nossa integração é a chave para o sucesso”, acrescentou.
“Nós temos uma responsabilidade enorme, vamos fazer o jogo de abertura, será a primeira imagem da Copa no Brasil”, disse a vice-prefeita de São Paulo e coordenadora do Comitê Especial para a Copa (SPCopa), Nádia Campeão. “Meu pedido é enfrentar [o desafio] com esse espírito, dedicação integral, concentrar no evento e conversar muito. Estou confiante em nossas forças locais, com apoio do COL, do Corinthians [dono da Arena], da Fifa. Vamos fazer o que precisa ser feito”.
Legado
O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e coordenador do Comitê Paulista da Copa, Júlio Semeghini, exaltou as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na cidade e se mostrou otimista em cumprir os cronogramas de entrega. “É um momento importante, de enorme impacto para São Paulo. Um investimento de R$ 550 milhões para deixar um legado e corrigir distorções que existiam, principalmente na Zona Leste”, afirmou, citando a região onde está localizada a Arena Corinthians, palco de Brasil x Croácia, a abertura da Copa no dia 12 de junho.
Os representantes também se mostraram ansiosos pelos eventos-teste que serão realizados no estádio paulista: o amistoso entre o atual time do Corinthians contra uma equipe de ídolos do passado do clube, neste sábado (10), e o duelo entre Corinthians e Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 18 de maio. “Vamos a abertura do Mundial fazer em um estádio completamente novo, um entorno completamente modificado”, afirmou Nádia.
A vice-prefeita acredita que a cidade será o centro das atenções nos primeiros dias de junho, quando jornalistas do mundo todo se concentrarão em São Paulo, que receberá também o Congresso da Fifa, nos dias 10 e 11 – o Estado também será a casa de 15 das 32 seleções do torneio. “Temos de hoje até o final de maio para resolvermos tudo o que precisa ser feito”.
Reunião
O encontro entre os personagens envolvidos na preparação de São Paulo para a Copa do Mundo continua durante o restante do dia no Anhembi. Estão reunidos representantes de diversas áreas do governo federal, do governo do Estado, da Prefeitura de São Paulo e do COL, que debatem ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas. Durante o encontro – coordenado pelo Ministério do Esporte em conjunto com o COL, governo e prefeitura –, são discutidas as medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento. Nesta quarta-feira (7), será a vez de Curitiba e, na quinta (8), de Porto Alegre realizar o encontro.
Jogos
O Dia do Trabalho foi marcado pelos dois primeiros jogos da Arena Corinthians, em São Paulo. Na quinta-feira (1º), os operários da Odebrecht e seus subcontratados realizaram duas partidas com 20 minutos em cada tempo. Além dos funcionários dentro de campo, familiares deles prestigiaram o evento nas arquibancadas da Arena Corinthians.
O principal evento-teste e primeiro jogo oficial da arena está previsto para 18 de maio, com o jogo Corinthians x Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















