Esporte
Seleções de goalball se reúnem de olho no Mundial
Esporte paraolímpico
Em fase final de preparação para o Campeonato Mundial de Goalball (esporte paraolímpico), as seleções brasileiras masculina e feminina se reúnem entre o fim de maio e o começo de junho para mais uma fase de treinamentos.
A convocação oficial das equipes para o Campeonato Mundial será divulgada na próxima segunda-feira (12).
Visando bons resultados no Mundial, que será disputado entre 26 de junho e 6 de julho, na cidade de Espoo, na Finlândia, um total de 13 atletas foi convocado para participar dos treinamentos.
A equipe masculina vai para Jundiaí (SP), onde se reúne entre 24 de maio e 14 de junho para se preparar para a competição. Quase que simultaneamente, as meninas da seleção feminina se encontram na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), em Niterói (RJ), entre 30 de maio e 19 de junho.
A modalidade
O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.
Ao contrário de outras modalidades paraolímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência – neste caso a visual. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento).
As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.
A bola possui um guizo em seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. O Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo.
Hoje o goalball é praticado em 112 países nos cinco continentes. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Deporto para Deficientes Visuais(CBDV).
Confira os atletas chamados para os treinamentos:
Seleção masculina
Alex de Melo Souza (CEIBC/RJ)
Alexsander Almeida Maciel Celente (CESEC/SP)
José Roberto Ferreira de Oliveira (ICP/PB)
Josemarcio da Silva Souza (SESI/SP)
Leandro Moreno da Silva (CESEC/SP)
Leomon Moreno da Silva (APACE/PB)
Romário Diego Marques (APACE/PB)
Seleção feminina
Ana Carolina Duarte Ruas Custódio (IBC/RJ)
Gleyse Priscila Portioli de Sousa (CESEC/SP)
Márcia Bonfim Vieira (SESI/SP)
Neusimar Clemente dos Santos (IBC/RJ)
Simone Camargo Rocha (SESI/SP)
Victória Amorim do Nascimento (IBC/RJ)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















