Esporte
Brasileiros conquistam três títulos na Itália
Regata
A simpática cidadezinha italiana de Riva del Garda viu nas duas primeiras semanas de maio o triunfo de cinco brasileiros. Os gaúchos Geison Mendes e Gustavo Thiesen foram campeões italianos da classe 470, enquanto as meninas do Rio de Janeiro, Martine Grael e Kahena Kunze, na 49er, e o paulista (mas que mora em Riva del Garda), Robert Scheidt, na Laser, ficaram com o título da Garda Trentino Olympic Week (GTOW). O catarinense Bruno Fontes também teve um bom resultado, ficando com a 7ª colocação também na Laser, na mesma competição.
Desde a última quarta-feira (7) até o domingo (11), aconteceu a Semana Olímpica de Garda Trentino, no Lago de Garda (Itália). A competição vale como a primeira etapa da Eurosaf Champions Sailing Cup e é a única disputada na Itália no calendário dos velejadores em campanha para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
O primeiro evento foi o Italiano de 470, disputado em dois dias, que serviu como aquecimento para a Semana Olímpica. Geison e Gustavo superaram outras 33 tripulações, para garantir o lugar mais alto do pódio.
Se para os gaúchos a disputa foi acirrada, Robert Scheidt “passeou” no quintal de casa, durante a GTOW. Ele abriu nada menos que 21 pontos de vantagem sobre o francês Jean Baptiste Bernal, segundo colocado. Com ventos fortes a semana toda, Robert mostrou mais uma vez por que é um dos melhores velejadores do mundo ao conquistar cinco primeiros lugares em dez regatas da classe Laser, incluindo a medal race.
Líderes do ranking mundial da classe 49er FX, Martine e Kahena tiveram uma disputa acirrada com as neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech, campeãs mundiais, até se envolver em um incidente na 11ª regata.
Na disputa pelo terceiro lugar, bem próximas à linha de chegada, as meninas da Nova Zelândia, sem direito, acabaram atrapalhando as brasileiras. Com o vento forte e a velocidade alta, a proeira Kahena acabou se machucando.
As duas pediram reparação e as neozelandesas foram desclassificadas. No último dia, o vento aumentou ainda mais e a organização optou por não realizar a medal race. Com isso, Martine e Kahena garantiram mais um título para o currículo.
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, o então presidente do COI, Jacques Rogge, anunciou que o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
A histórica decisão significou que o maior evento esportivo do mundo chegaria à América do Sul pela primeira vez na história. O anúncio foi uma grande recompensa pelo trabalho duro e a visão da equipe de candidatura e marcou o início de uma caminhada repleta de oportunidades e desafios para o Rio e o Brasil.
Fontes:
Portal Brasil
com informações de Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















