Esporte
Brasil avança no feminino e no masculino no Circuito Mundial
Vôlei de praia
O Brasil começou o torneio masculino do Grand Slam de Moscou, na Rússia, com duas vitórias e duas derrotas. Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Vitor Felipe venceram seus adversários, enquanto Pedro Solberg/Emanuel e Ricardo/Álvaro Filho lutaram muito, mas acabaram derrotados no tie-break na última quinta-feira (12). Os dois times, porém, seguem com grandes chances de classificação à fase eliminatória. Os jogos da primeira fase se encerram nesta sexta-feira (13), com mais duas partidas por dupla.
Alison e Bruno Schmidt começaram a campanha no grupo D com uma vitória por 2 sets a 0 (22/20, 21/19) sobre os alemães Bockermann/Urbatzka em 40 minutos de jogo. Mas tarde, pela chave E, Evandro/Vitor Felipe derrotou outro time alemão: Alexander Walkenhorst e Stefan Windscheif conquistaram duas medalhas de ouro em etapas nacionais neste ano, deram trabalho, mas perderam por 2 sets a 1 (22-20, 12-21, 15-13) em 57 minutos de partida.
No grupo H, Pedro Solberg e Emanuel também tiveram trabalho contra os letões Martins Plavins e Aleksandrs Solovejs, que foram campeões do Open de Anapa, também na Rússia, no mês passado. Os brasileiros venceram o primeiro set por 21/17, mas perderam os seguintes por 16/21 e 11/15, e a partida em 47 minutos. O outro revés do dia aconteceu na partida de Ricardo e Álvaro Filho, que foram derrotados de virada pelos poloneses Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel por 2 sets a 1 (21/18, 13/21, 11/15), pelo grupo C, em 56 minutos.
Nesta sexta-feira (13), Ricardo/Álvaro Filho enfrenta os holandeses Stiekema/Varenhorst e Spijkers/van Dorsten. Já Pedro Solberg e Emanuel encaram os norte-americanos Doherty/Lucena e os russos Semenov/Krasilnikov. Alison e Bruno encerram a fase de grupos enfrentando os norte-americanos Hyden e Bourne, e o time holandês Brouwer/Meeuwsen. Evandro/Vitor Felipe terá pela frente os suíços Gabathuler/Gerson e os vice-líderes do Circuito Mundial, os italianos Nicolai e Lupo.
Feminino
No embalo da abertura da Copa do Mundo, as representantes brasileiras no Grand Slam de Moscou, na Rússia, também deram show na estreia do torneio. Ágatha/Bárbara, Juliana/Maria Elisa e Talita/Taiana largaram com duas vitórias e decidem a primeira colocação de seus grupos nesta sexta-feira (13). Maria Clara e Carol tiveram duas derrotas, mas ainda seguem com chances de classificação à repescagem no complemento da primeira fase.
Talita e Taiana começaram o dia com vitória por 2 sets a 0 (21/14, 21/13) sobre o time da casa, formado por Rudykh e Makroguzova, em 31 minutos de partida. Na sequência, outro triunfo sobre um time do leste europeu: 2 sets a 0 (21/13, 21/13) sobre as eslovacas Dubovcova/Nestarcova em 33 minutos de jogo. Liderando o grupo A, elas enfrentam as australianas Bawden/Clancy nesta sexta-feira. Uma vitória dá vaga direta às oitavas de final, sem necessidade de disputa da repescagem.
No grupo D, confronto de brasileiras logo na primeira partida: Juliana/Maria Elisa venceu Maria Clara/Carol por 2 sets a 0 (21/19, 21/16) em 37 minutos de jogo. Na sequência, vitória de Juliana e Maria Elisa sobre as holandesas Meppelink/Van Iersel por 2 sets a 1 (21/17, 19/21, 15/12). Na outra partida da chave, derrota de Maria Clara e Carol por 2 sets a 1 (21/19, 22/24, 13/15) para as polonesas Brzostek/Kolosinska.
Juliana e Maria Elisa jogam pela liderança da chave contra as polonesas nesta sexta, enquanto Maria Clara/Carol tenta avançar de fase enfrentando o time holandês. Após as rodadas, Juliana comentou a campanha e a parceria. "Eu estou aproveitando este retorno (ao Circuito Mundial). Estou começando como parte de uma nova dupla e adoro jogar com ela (Maria Elisa). Espero jogar bem e ter muito trabalho. Nós estamos nos sentindo bem e dando um passo de cada vez", disse.
Ágatha e Bárbara Seixas, campeãs do Open de Puerto Vallarta, mantiveram a boa fase e também venceram duas partidas. A primeira, por 2 sets a 0 (21/18, 21/15) sobre as holandesas Braakman/Van der Vlist, em 39 minutos. Na segunda rodada, vitória por 2 sets a 0 (21/14, 21/16) sobre as norte-americanas Carico/Hochevar, em 35 minutos. As brasileiras fazem a ‘decisão’ da chave E contra as tchecas Kolocova e Slukova, que também estão invictas.
Os oito primeiros de cada chave avançam direto às oitavas de final, enquanto segundo e terceiros colocados disputam a repescagem. As semifinais, disputa de terceiro lugar e finais ocorrem no domingo (15). Moscou é o segundo Grand Slam da temporada 2014, após a disputa em Xangai, na China. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã também soma 800 pontos na briga pelo título, contra 500 por um título de etapa do Open.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















