Você está aqui: Página Inicial > Esporte > 2014 > 06 > Equador enfrenta França em busca de uma vaga no Grupo E

Esporte

Equador enfrenta França em busca de uma vaga no Grupo E

Copa 2014

Equipes se enfrentam no Maracanã. Seleção equatoriana é a única das seis sul-americanas que ainda não está garantida na próxima fase
por Portal Brasil publicado: 25/06/2014 11h33 última modificação: 30/07/2014 02h30

Equador e França chegam para duelar pela terceira rodada do Grupo E buscando a classificação para as oitavas de final, mas em situações distintas. Enquanto os franceses têm seis pontos e lideram a chave, os equatorianos somam três e levam vantagem sobre a Suíça apenas no saldo de gols. A partida desta quarta-feira (25) será às 17h, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

O técnico do Equador, Reinaldo Rueda, admite uma pressão a mais pela equipe ser a única das seis sul-americanas que ainda não está garantida na próxima fase. “Não queremos ficar para trás. Essa tensão existe, entre nós mesmos e no próprio país, que estão vendo os rivais se classificarem, mas depende apenas de nós mesmos e para isso vamos jogar para classificar”, afirmou.

O colega francês, Didier Deschamps, que comanda os Bleus, pontuou algumas razões para o sucesso dos sul-americanos no torneio até o momento. “Eu também tento chegar a uma conclusão. Há muitas equipes europeias que foram eliminadas na primeira fase. Estamos no Brasil e as equipes da América do Sul se adaptam mais facilmente, estão mais próximas de seus países, contam com muita torcida. Então têm uma força e uma energia a mais. Houve surpresas também, o que mostra que não há muitas diferenças entre as equipes e que todas as partidas são difíceis”, analisou.

Os comandantes elogiaram os rivais, que pela primeira vez se enfrentarão em uma Copa do Mundo. Reinaldo Rueda garantiu a mesma postura ofensiva que o Equador procura adotar em todos os jogos. “Penso que tudo parte da concentração e da organização que temos que ter em campo, para sermos ofensivos. A França tem jogadores importantes em todos os setores, é uma equipe bem estrutura e que arrancou bem no torneio, com um bom futebol, bons resultados e muita eficiência para fazer os gols”.

Mesmo com a classificação bem encaminhada, o técnico francês destacou a seriedade com que a seleção irá encarar o duelo. “Vamos tentar manter o que fizemos até aqui. Mesmo que estejamos em ótima posição, vamos tentar concluir o trabalho para terminarmos em primeiro do grupo. O Objetivo certamente é ganhar do Equador, que tem boas possibilidades de classificação. Tenho muito respeito pelo Equador, é uma equipe de qualidade, não será simples. Encaramos o jogo com muita seriedade”, destacou Deschamps, que também elogiou a movimentação da linha de frente equatoriana.

Equador e França se enfrentam pela últimap partida do Grupo E da Copa do Mundo

Treinos e escalações

Na véspera da partida decisiva, equatorianos e franceses não puderam treinar no Maracanã. O objetivo da Fifa é preservar o gramado do estádio e, até por isso, dois Campos Oficias de Treinamentos (COT) estão disponíveis em cada cidade-sede para as atividades das seleções. O Equador treinou no estádio São Januário e a França no Engenhão.

O treinador equatoriano não confirmou a equipe, mas é provável que mantenha os mesmos titulares que entraram em campo na vitória por 2 x 1 contra os hondurenhos. “Fizemos um último trabalho tático e será quase a mesma equipe que enfrentou Honduras. Ensaiei variáveis, conversei com os jogadores e podemos ter mudanças de estratégia ou de nomes”, explicou.

Desta maneira, o Equador deve ter: Dominguez, Guagua, Erazo, Paredes e Noboa; Minda, Antonio Valencia, Walter Ayoví e Enner Valencia; Montero e Felipe Caicedo.

Já Deschamps esconde a equipe titular, mas deve colocar Pogba, que começou no banco diante da Suíça, novamente no time.

A provável equipe titular da França terá: Lloris, Sagna, Sakho, Koscielny e Digne; Matuidi, Schneiderlin, Pogba e Sissoko; Griezmann e Benzema.

Conheça o esquema de mobilidade urbana para chegar ao estádio durante a Copa do Mundo

Operação para a partida

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado integral nesta quarta-feira (25), com o objetivo de reduzir o impacto sobre a mobilidade urbana da capital. No segundo jogo do Maracanã na Copa, quando o feriado foi parcial, houve registros de pontos de retenção. Mesmo com o feriado, o metrô funcionará no mesmo horário dos dias úteis (das 5h à meia noite).

O fechamento das vias do entorno do Maracanã será antecipado. A primeira parte das interdições será feita sete horas antes do início da partida, às 10h, e a segunda interdição ocorrerá com seis horas de antecedência, às 11h.

No perímetro de 800 metros ao redor do estádio somente torcedores com ingressos poderão circular. O público estimado no estádio é de 59% de estrangeiros, 34% de residentes do Rio de Janeiro e 7% de turistas brasileiros.

Segurança

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) representantes das forças de segurança coordenam todas as ações. No local, a movimentação dos torcedores e o deslocamento das delegações são monitorados. As imagens são transmitidas por meio do Vídeo Wall, um telão de cinco metros de altura por 17 metros de comprimento, com 98 monitores LED, que exibe mapas e as principais imagens da cidade.

Além do CICC, mais dois centros reforçam a segurança. Um fica dentro do Maracanã e outro em um caminhão, o CICC Móvel, no entorno do estádio. Plataformas de observação elevada também auxiliam no monitoramento.

O atendimento da Polícia Civil também é feito em uma delegacia móvel, que conta com sala para o delegado, cinco estações de trabalho, cela para dois presos e um alojamento. O local tem capacidade para atender até cinco pessoas ao mesmo tempo. Também há reforço no atendimento da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).

A Polícia Militar contará com um efetivo de 3,1 mil profissionais, que dentre outras atribuições, fiscalizam a entrada dos torcedores com ingressos, profissionais e moradores credenciados no perímetro de segurança até duas horas após o jogo.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e guardas municipais vão fiscalizar toda a região do estádio para coibir ações de marketing de emboscada, venda irregular de produtos por ambulantes, consumo de bebidas alcoólicas e estacionamento irregular.

Transporte

Com estações localizadas a no máximo 10 minutos de caminhada até o estádio, malhas de mobilidade urbana serão alimentadas por sistema de linhas de BRT, e por linhas especiais de ônibus em circulação durante a competição. O objetivo é conectar todas as regiões da cidade e pontos prioritários para o turismo: zona norte, sul e oeste, a rede hoteleira, aeroportos, barcas e rodoviária.

O entorno do Maracanã funcionará sob esquema especial com interdições de ruas, proibições de estacionamento, alteração de itinerários de linhas de ônibus, operações de limpeza, sinalização e monitoramento.

A recomendação da prefeitura é que detentores de ingressos azuis ou amarelos, cujas entradas indicadas são A,B ou C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) desembarquem pela estação Maracanã.

Detentores de bilhetes vermelhos, cuja entrada indicada é a D (Bellini), devem optar pelas estações São Francisco Xavier ou São Cristóvão, a depender da linha do metrô utilizada pelo torcedor. A estação São Cristóvão também é recomendada para donos de ingressos verdes, entrada indicada E e F (Rua Mata Machado).

Mediante apresentação do ingresso, o transporte em dias de jogos via metrô e via trem é gratuito até quatro horas antes do início do jogo e, na saída do estádio, até duas horas após o término da partida.

Galeão

Em operação desde o início de junho, o primeiro trecho do BRT Transcarioca opera todo o trajeto entre a Barra da Tijuca e Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) em cerca de uma hora. Durante a Copa do Mundo, o BRT terá integração com a linha 2 do metrô carioca, a partir da estação Vicente de Carvalho. Por ela, os torcedores brasileiros e estrangeiros poderão chegar à estação Maracanã.

Veja as opções de deslocamento na capital carioca

Fonte:
Portal da Copa 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

COB vai a Londres em busca de referências para Rio 2016
Ministro Leonardo Picciani afirmou que Comitê Olímpico Brasileiro usará as ações bem-sucedidas do megaevento londrino nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Ministro Leonardo Picciani afirmou que Comitê Olímpico Brasileiro usará as ações bem-sucedidas do megaevento londrino nos Jogos Olímpicos Rio 2016
COB vai a Londres em busca de referências para Rio 2016
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca

Últimas imagens

Local será aberto para a chegada dos atletas em 24 de julho; obra é a mais complexa dos Jogos
Local será aberto para a chegada dos atletas em 24 de julho; obra é a mais complexa dos Jogos
Divulgação/Brasil 2016
A preparação do time verde e amarelo será feita na Granja Comary, a partir do dia 18 de julho.
A preparação do time verde e amarelo será feita na Granja Comary, a partir do dia 18 de julho.
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, participaram da reunião de revisão de projeto do megaevento, realizada na última quarta-feira (15)
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, participaram da reunião de revisão de projeto do megaevento, realizada na última quarta-feira (15)
Foto: Roberto Castro/brasil2016.gov.br/ME
O lançamento do souvenir ocorreu no prédio da Casa da Moeda, no Centro do Rio.
O lançamento do souvenir ocorreu no prédio da Casa da Moeda, no Centro do Rio.
foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães

Governo digital