Esporte
Grécia converte pênalti no fim e se classifica para próxima fase
Copa 2014
Há uma frase feita, típica de boleiros, que reza: "A bola pune". E a Costa do Marfim deu adeus à Copa do Mundo de 2014 justificando, no Castelão, em Fortaleza, a validade da máxima. Sustentando um empate em 1 x 1 até o fim da segunda etapa, a equipe africana teve nos pés, aos 43 minutos do segundo tempo, a chance de definir o marcador, num contra-ataque com quatro jogadores contra dois da Grécia. Sem objetividade, contudo, os marfinenses desperdiçaram a chance clara, diante de 59.095 torcedores.
Aos 45 minutos, Sio, que entrara minutos antes, esticou a perna na hora errada e impediu um chute de Samaras, já dentro da área, de forma faltosa. Pênalti que o próprio Samaras, eleito o melhor em campo, converteu aos 47 e decretou a vitória grega por 2 x 1. O resultado levou a equipe europeia aos quatro pontos no Grupo C, em segundo lugar na classificação final. É a primeira vez que a Grécia chega às oitavas de uma Copa do Mundo. A Colômbia, que bateu o Japão por 4 x 1, terminou em primeiro, com 100% de aproveitamento: três vitórias em três jogos.
Na sequência da competição, a Colômbia terá pela frente o Uruguai, no sábado (28), a partir das 17h, no Maracanã. A Grécia, por sua vez, vai enfrentar a sensação e surpresa da primeira fase, a Costa Rica. O duelo será no domingo (29), na Arena Pernambuco, a partir das 17h. Japão e Costa do Marfim voltam para casa.
Antes do anticlima para os africanos, os gregos já tinham aberto o marcador no fim da primeira etapa. Aos 42 minutos, um erro na saída de bola permitiu a roubada de Samaras, que serviu Samaris. O meia pôs a Grécia em vantagem. A equipe de Drogba e companhia conseguiu manter a esperança de sequência na competição numa bela jogada de toques de primeira aos 28 minutos do segundo tempo. Gervinho recebeu passe de Kalou e achou Bony de frente para o gol. O atacante concluiu com categoria no canto direito do goleiro Karnezis.
Georgios Samaras
Eleito o melhor jogador em campo, o atacante Georgios Samaras classificou como histórica e inédita a passagem da Grécia para as oitavas de final da Copa do Mundo, após a vitória dramática por 2 x 1 sobre a Costa do Marfim, no estádio Castelão, em Fortaleza. “Eu só estava pensando no nosso povo (no momento de bater o pênalti), em colocar o time classificado. Tenho muito orgulho do que fizemos e espero que nosso povo esteja feliz”, afirmou o camisa 7 da Grécia, de 29 anos. “Acho que jogamos melhor que o adversário. A sorte estava contra nós durante os 90 minutos, mas no fim conseguimos marcar”.
Sobre o adversário na próxima fase (Costa Rica), o técnico Fernando Santos disse que ainda não teve tempo de pensar na partida, mas fez questão de elogiar o time da América Central. “Eles passaram em uma chave muito forte, considerada o grupo da morte. Quem se classifica em primeiro tem que ser uma ótima equipe. Agora, precisamos encontrar as funções certas para vencer esse jogo”, afirmou o português.
Apesar de a vitória ter saído apenas no último lance da partida, o treinador da Grécia fez questão de ressaltar que a equipe mereceu. “Uma equipe que consegue fazer dois gols e acertar três bolas na trave não pode ter a vitória contestada. Neste jogo mostramos nossa capacidade de concentração, que faltou nas outras partidas”, disse Fernando Santos.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















