Esporte
Basquete do Brasil bate o Uruguai e se classifica para o Pan de 2015
Vaga garantida
A Seleção Brasileira masculina venceu o Uruguai nesta segunda-feira (28) pelo Campeonato Sul-Americano de Basquete, e garantiu vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Com a vitória por 66 x 61, o Brasil terminou em terceiro lugar na competição, que foi disputada em Ilha de Margarita, na Venezuela.
Precisando da vitória para assegurar a classificação para o Pan do ano que vem, a Seleção Brasileira se manteve à frente dos uruguaios quase o jogo inteiro. Apesar de não ter apresentado um bom basquete, com muitos erros e arremessos de longa distância, o time comandado por José Neto chegou ao último quarto com 10 pontos de vantagem.
Mas assim como ocorreu nos jogos contra Argentina e Venezuela, a equipe ruiu e viu o Uruguai reagir de forma impressionante. A poucos minutos do fim, os uruguaios chegaram a virar o placar, assumindo a dianteira em 61 x 60.
Os minutos finais foram dramáticos, com chances para ambas as equipes matar a partida e garantir a classificação para Toronto 2015. Mas melhor para o Brasil, que soube aproveitar melhor as ações ofensivas e segurou os adversários na defesa, retomando a liderança e conquistando a vitória.
“Conseguimos jogar de igual para igual contra os três principais adversários da competição e mostramos que tínhamos condições de ser campeões. Estou orgulhoso com o comprometimento desse grupo, jogadores e comissão técnica, que ao longo de toda nossa preparação sempre buscou fazer o melhor e defendeu as cores do Brasil”, avaliou Neto.
Um dos destaques do jogo, o pivô Rafael Hettsheimeir saiu de quadra com um duplo duplo (14 pontos e 10 rebotes) e exaltou as classificações para o Pan e para o Pré-Olímpico das Américas. “É claro que viemos em busca do título, mas infelizmente não foi possível. Mas alcançamos dois dos nossos três objetivos. Contra o Uruguai fizemos uma boa partida e sempre acreditamos na vitória”, comentou.
O Brasil ainda contou com 11 pontos e sete rebotes do armador Rafael Luz e 16 pontos, três rebotes e três assistências do capitão Vitor Benite, em sua melhor atuação na competição. Na decisão, a Venezuela surpreendeu ao vencer a Argentina por 74 x 65 e conquistou o título do Sul-Americano.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















