Esporte
Brasil é sede do Mundial Universitário de Rúgbi feminino
Campeonato
O Brasil está prestes a receber mais um evento esportivo mundial. A cidade de São José dos Campos (SP) acolhe, entre os dias 8 e 10 de agosto, o Campeonato Mundial Universitário de Rúgbi de Sete, organizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu, na sigla em inglês). O rúgbi é uma das novidades nos Jogos do Rio 2016, ao retornar aos Jogos após mais de 90 anos de ausência.
Para o mundial, a seleção brasileira feminina universitária iniciará sua preparação com jogos-treino envolvendo atletas da seleção e das equipes do SPAC, do Pasteur e do Rio Branco.
É a segunda vez que o Brasil recebe um evento internacional de rúgbi. No último mês de fevereiro, o País foi sede da terceira etapa Circuito Mundial de Rúgbi Feminino (Women's Sevens World Series – WSWS), na Arena Barueri.
A competição reuniu as principais equipes de rúgbi feminino, com presença das seleções da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Rússia, Argentina, Holanda, Japão e Brasil. Na ocasião, receber um grande torneio internacional foi fundamental para divulgar a modalidade.
O esporte
A criação do rúgbi é creditada ao estudante da Rugby School da Grã-Bretanha, William Webb, que durante uma partida de futebol, em 1823, pegou a bola com as mãos e correu até o gol.
Os alunos da Rugby School, com ajuda de outros de Cambridge, entre 1845 e 1848, elaboraram de fato as primeiras regras da modalidade. O rúgbi viu sua primeira federação nacional — a Rugby Football Union, da Inglaterra — surgir em 1871, mesmo ano em que escoceses e ingleses disputaram a primeira partida internacional, vencida pela Escócia. Mais tarde, em 1886, surgiu a International Rugby Board, entidade que regulamenta o esporte até hoje.
Nos Jogos do Rio de Janeiro-2016, o rúgbi será uma das novidades, ao lado do golfe. Mas a modalidade já tem sua pequena história olímpica documentada. Foi disputada nos Jogos de Paris-1900, Londres-1908, Antuérpia-1920 e Paris-1924. Nas quatro participações, França, Austrália e Estados Unidos (duas vezes) sagraram-se campeões olímpicos.
Em 2016, no entanto, estará em disputa uma modalidade chamada de rúgbi 7, com partidas mais velozes e dinâmicas. Essa versão, em que cada equipe joga com sete atletas, em vez de 15, foi criada na Escócia, no fim do século 19, mas só começou a ganhar o mundo em 1921, quando se realizou o primeiro torneio fora da Escócia. A Copa do Mundo do rúgbi 7 foi criada em 1993, entre os homens, e em 2009, para as mulheres.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















