Esporte
Brasil garante quarta vaga do pentatlo moderno para Toronto 2015
Competição
O Brasil se despede da edição de 2014 do Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno comemorando a medalha de ouro conquistada por Yane Marques, e as duas vagas para o País nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.
Com as novas vagas, Brasil já tem garantidos quatro pentatletas para a competição do ano que vem (dois homens e duas mulheres).
O País iniciou o Pan-Americano da Cidade do México com dois pentatletas classificados para Toronto 2015: Felipe Nascimento e Yane Marques. Os dois carimbaram seus passaportes para o torneio no Canadá ao vencerem os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, no início do ano. Como a competição no México estava valendo como seletiva para o Pan do ano que vem, alguns países aumentaram o número de suas vagas.
No evento feminino, na última sexta-feira (18), ao conquistar a medalha de ouro, Yane assegurou a segunda vaga no feminino ao País. Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, Guatemala e México também saíram com saldo bem positivo da disputa.
No sábado (19), após o evento entre os homens, o Brasil garantiu a sua quarta vaga, atingindo a marca do último Pan, Guadalajara 2011, quando também esteve representado por quatro pentatletas. Na disputa masculina da Cidade do México, além do Brasil, Argentina, Canadá. Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana, Peru e Venezuela também garantiram uma vaga no masculino, cada.
Até agora, para Toronto 2015, estão definidas 18 vagas no feminino (duas para Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Estados Unidos; e uma para Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela); e 22 no masculino (duas para Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru e Venezuela; e uma para Cuba, Guatemala, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai).
Além desses países, Estados Unidos e Canadá têm garantidos uma vaga; o primeiro por não estar incluído na última seletiva e o segundo por sediar o torneio do ano que vem.
A seletiva será os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que acontecem no México, em novembro. Na ocasião, cada país que participar vai garantir uma vaga em cada gênero, assim como aconteceu em Santiago 2014.
Em Toronto 2015, o Pentatlo Moderno terá 22 mulheres e 28 homens. Se esse número não for alcançado na qualificação de novembro, os resultados do Pan-Americano da Cidade do México serão usados e alguns países poderão chegar a ter três representantes em cada gênero.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















