Esporte
Mundial de Handebol de Areia começa com vitórias do Brasil
No Recife
Depois de receber cinco partidas da Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014, a cidade de Recife (PE) volta a sediar mais um evento esportivo mundial. A arena montada na Praia do Pina recebeu, na noite dessa terça-feira (22), 24 seleções, 12 de cada naipe, na cerimônia de abertura do VI Campeonato Mundial de Handebol de Areia, que será disputado até o próximo domingo (27) na capital pernambucana.
Nas partidas de estreia, a Seleção feminina venceu a Austrália por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 10 e 16 a 12, e a Seleção masculina superou Omã também por 2 sets a 0, com parciais de 18 a 12 e 20 a 17.
No handebol de areia, o Brasil é uma das potências. São três títulos mundiais no masculino e dois no feminino. Com direito a desfile das seleções, a cerimônia de abertura contou também com apresentações culturais com grupo de frevo local.
Jogos
As Seleções Brasileiras masculina e feminina de handebol de areia venceram seus adversários e terminaram o dia invictas. A competição teve início oficialmente com a partida entre Brasil e Austrália, pelo feminino.
As brasileiras mostraram sua força e abriram uma boa vantagem no primeiro set. O segundo foi mais equilibrado e as australianas ameaçaram uma reação, mas as brasileiras não permitiram e venceram.
Eleita a melhor do Mundo na última edição do Mundial, em Omã 2012, Patrícia Scheppa disse que gostou do primeiro confronto. “É uma estreia, estamos em casa e acabamos ficando mais ansiosas, mas fomos soltando aos poucos. No handebol de areia, o equilíbrio costuma prevalecer mesmo, então quem erra menos, ganha”, contou.
A segunda partida do dia da seleção feminina também foi de vitória. O duelo entre Brasil e Taipei começou equilibrado, com as duas equipes pontuando. Taipei chegou a ficar à frente no placar, mas as brasileiras mostraram seu poderio e viraram. No segundo set, a vantagem brasileira aumentou ainda mais e a equipe venceu por 2 sets a 0, com parciais de 16 a 10 e 24 a 7.
Sobre a segunda vitória, jogadora Milena Braga afirma que a equipe acertou mais em relação ao primeiro jogo. “A gente entrou melhor. Elas são mais baixas e, por isso, abusamos das jogadas aéreas, o que deu muito certo”, contou.
No masculino, Brasil e Omã abriram os confrontos. Omã foi quem começou com um gol de dois pontos, mas não demorou muito para o Brasil igualar, com Naílson Amaral. O goleiro Jaime Torres defendeu vários tiros de seis metros e levantou a torcida. Aos 3m30s, os brasileiros tinham oito gols de vantagem, contudo Omã conseguiu chegar mais próximo do empate. No segundo, Omã voltou melhor e chegou a ficar à frente, mas o Brasil contou com boas defesas do goleiro Anderson Lima.
Na segunda partida, a seleção masculina não encontrou muita dificuldade para superar o Uruguai por 2 sets a 1, com parciais de 20 a 6 e 24 a 16.
Parceria
As partidas são disputas em três quadras simultaneamente. Com entrada grátis, a competição é fruto de parceria entre o Ministério do Esporte, secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Prefeitura do Recife e Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















