Esporte
COB inicia seminário preparatório para Nanquim 2014
Jogos da Juventude
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciou neste domingo (3), em São Paulo, um seminário preparatório sobre os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. O objetivo é transmitir aos atletas do Time Brasil todas as informações sobre a competição, que acontece de 16 a 28 de agosto na China.
O encontro reúne 72 dos 97 representantes do Brasil nos Jogos e antecede a viagem dos atletas para um período de aclimatação em Tóquio e Macau. O Brasil terá a segunda maior delegação do evento, atrás apenas do país-sede, a China.
O seminário prossegue nesta segunda-feira (4). O momento mais aguardado do dia será a palestra do campeão olímpico Giba, medalha de ouro no vôlei nos Jogos de Atenas, às 16h. Recém aposentado, Giba falará de sua vitoriosa carreira e transmitirá um pouco de sua experiência para os futuros talentos do esporte nacional.
Além dos atletas e treinadores, estiveram presentes à abertura do seminário o diretor-executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, a diretora cultural do COB, Christiane Paquelet, e a chefe da missão brasileira em Nanquim e gerente-geral de planejamento esportivo do COB, Adriana Behar. Dirigindo-se aos atletas, Marcus Vinicius Freire passou uma mensagem de incentivo à esta jovem delegação brasileira.
“Vocês são 97 atletas entre 200 milhões de brasileiros. São 97 escolhidos para nos representar a partir do momento em que colocaram essa camisa amarela do Time Brasil. Assumam isso como uma responsabilidade muito grande. Essa é a força que os levará durante toda as suas carreiras. Tenham a certeza de que o COB vive para os atletas. Acordamos e dormimos pensando no que podemos dar de melhor para vocês. Que essa seja a primeira de muitas missões de vocês com o COB e saibam que o que vocês precisarem sempre haverá alguém para ouvir as suas necessidade”, ressaltou Marcus Vinicius.
A agenda do seminário inclui detalhes sobre os programas esportivo, educativo e cultural dos Jogos Olímpicos da Juventude, além de palestras e atividades sobre a logística e os serviços oferecidos pelo COB aos atletas, seja nas áreas médica, fisioterápica, de ciências do esporte, credenciamento ou transporte. Além disso, orientações sobre doping e o uso das redes sociais também fazem parte dos assuntos abordados no encontro.
A chefe da missão brasileira, Adriana Behar, ressaltou que o objetivo do COB é proporcionar as melhores condições para que os atletas tenham toda tranquilidade para competirem. “Primeiramente, é uma alegria e uma honra ser novamente chefe da missão brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude. Iremos para a China com a segunda maior delegação do evento, com um crescimento de mais de 40% em relação a Cingapura e isso é motivo de alegria para todos nós. Estaremos à disposição para oferecer as melhores condições durante todo o período da missão para que os atletas possam competir e obter seus melhores resultados”, afirmou Adriana Behar, que também chefiou a delegação na primeira edição do evento, Em Cingapura 2010.
O seminário está servindo para os atletas começarem a entrar no clima da competição. “Minha expectativa para estes Jogos Olímpicos da Juventude é muito grande. Será uma competição muito difícil, mas não impossível. Treinei bastante para este momento e estou em busca de uma medalha. Quero marcar a história na minha modalidade”, projetou o carioca Ygor Coelho, de 17 anos, atleta de badminton.
Após o término do seminário, na madrugada do dia 5, os atletas embarcam para aclimatação, que será realizada em Tóquio e Macau. No total, 67 atletas de nove modalidades treinarão na Ásia antes de desembarcarem em Nanquim.
Os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados entre 16 e 28 de agosto. O Brasil será representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















