Esporte
Apresentações culturais marcam abertura dos Jogos Escolares
Esporte educacional
A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos, levou quase cinco mil pessoas ao ginásio do Moringão, localizado na cidade de Londrina (PR).
O evento foi composto por exposições artísticas, desfile de delegações; show de taikô, apresentação musical com tambores japoneses; espetáculo de balé; e um grande show de ginástica rítmica, das alunas da Universidade do Norte do Paraná (Unopar).
O acendimento da pira, ritual tradicional dos Jogos Olímpicos, chamou a atenção dos jovens. A tocha passou pelas mãos dos embaixadores dos jogos, Guilherme Kumasaka (badminton), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Carlos Honorato (judô), Fabíola Molina (natação), Antonio Jaoude (luta), Luciano Pagliarini (ciclismo) Hugo Hoyama (tênis de mesa), Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), até chegar a atleta Natália Falavigna (taekwondô), que acendeu a pira.
A representante do Ministério do Esporte e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Andrea Alfama, ressaltou a relevância dos jogos como oportunidade de confraternização, de despertar para o clima competitivo, ter equilíbrio nas ações, além de enriquecer as experiências esportivas.
“Com certeza, das competições realizadas em Londrina, surgirão novos talentos que irão fazer a diferença”, afirmou Diego Gurgacz, secretário de Esporte e Turismo do estado do Paraná.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















