Você está aqui: Página Inicial > Esporte > 2014 > 09 > Vôlei de praia do Brasil avança no Grand Slam de Barueri

Esporte

Vôlei de praia do Brasil avança no Grand Slam de Barueri

Estreia

País conquista vitórias no masculino e no feminino, na quarta-feira (24); todas as duplas voltam a jogar nesta quinta-feira (25)
por Portal Brasil publicado: 25/09/2014 16h56 última modificação: 25/09/2014 16h56

O vôlei de praia do Brasil estreou na quarta-feira (24) na chave principal do Grand Slam de Barueri (SP). No feminino, foram nove vitórias em 12 jogos pela fase de grupos do torneio, que ocorre até domingo (28). Juliana/Maria Elisa, Maria Clara/Carol e Talita/Larissa venceram duas partidas, enquanto Ágatha/Bárbara Seixas, Lili/Rebecca e Fernanda Berti/Taiana ganharam um jogo e perderam outro.

As duplas femininas voltam à quadra ainda pela fase de grupos nesta quinta-feira (25), quando cada time jogará mais uma partida. Todas seguem com chances de classificação.

Esta é a 28ª vez que o Circuito Mundial desembarca no País, a primeira em Barueri (SP). Cada Grand Slam dá ao time campeão 800 pontos no ranking geral, contra 500 pontos para os vencedores de um Open, além de um prêmio de 57 mil dólares. Após o Grand Slam realizado em Barueri (SP), o Circuito Mundial terá outras cinco etapas do Open: China, Argentina, Qatar (apenas torneio masculino), Índia e África do Sul.

Jogos
Juliana e Maria Elisa começaram a caminhada na competição com uma vitória por 2 x 0 (21/15, 21/18) sobre as venezuelanas Olaya/Nori, no grupo A. Horas mais tarde, as atuais líderes do ranking do Circuito Mundial venceram outro time sul-americano: 2 x 0 (24/22, 21/16) sobre as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug. Juliana analisou a estreia da dupla em Barueri.

“As argentinas são jogadoras de muita raça e é um ótimo teste para nós, faz com que a gente tenha que jogar muito bem para ter um bom resultado. Estamos felizes de poder atuar em casa, com a presença de amigos e da família. Agora vamos retomar o foco para os próximos jogos”, declarou a heptacampeã do Circuito Mundial.

Talita e Larissa também ampliaram a invencibilidade da dupla para 27 jogos e decidirão a liderança do grupo G nesta quinta-feira. As brasileiras começaram a quarta-feira com vitória por 2 x 0 (21/15, 21/9) sobre as colombianas Andrea e Claudia Galindo. Na segunda rodada, vitória sobre as norte-americanas Kimberly Dicello e Lane Carico também por 2 x 0 (21/14, 21/15), motivo de comemoração de Larissa.

“Estamos bem concentradas. Sabemos que o Circuito Mundial é um torneio muito forte, com jogadoras altas e muito bem treinadas. Estamos estudando os times adversários e nos preocupando em manter um ritmo forte. Vamos focar para que mantenhamos amanhã (hoje) o que estamos fazendo de bom”, completou Larissa.

Quem também largou com duas vitórias na competição foi a dupla Maria Clara/Carolina, que derrotou na primeira rodada do grupo D as russas Evgenia Ukolova e Alexandra Moiseeva por 2 x 0 (21/19, 21/19). Horas mais tarde, as irmãs Salgado venceram as polonesas Jagoda Gruszczynska e Kociolek Katarzyna por 2 x 1 (21/23, 21/13, 15/13).

Ágatha e Bárbara Seixas tiveram uma vitória e um tropeço na estreia no grupo E. As brasileiras derrotaram as holandesas Rimke Braakman e Jantine van der Vlist por 2 x 1 (18/21, 21/18 e 18/16). Na segunda rodada do grupo, porém, a paranaense e a carioca foram derrotadas por 2 x 0 (21/14, 21/17) pelas russas Maria Prokopeva e Ekaterina Syrtseva.

No grupo B, Lili e Rebecca se recuperaram de revés na estreia para manterem chances de classificação. A dupla retornou no último mês, após Rebecca ter sido mãe, e está crescendo passo a passo. No primeiro jogo do dia, derrota para as norte-americanas Walsh/Ross por 2 x 0 (21/14, 21/18). As brasileiras se recuperaram e venceram as alemãs Laboureur/Schumacher por 2 x 1 (21/17, 17/21, 12/15).

Fernanda Berti e Taiana encerram os jogos desta quarta-feira. Na primeira rodada, as brasileiras venceram as canadeneses Jamie Broder e Kristina Valjas por 2 x 0 (21/13, 21/14). Na última partida da noite, a equipe formada pela carioca e pela cearense acabou derrotada pelas norte-americanas Brittany Hochevar e Heather Hughes por 2 x 0 (21/18, 21/12).

Masculino
No torneio masculino, foram três vitórias em seis jogos no dia de estreia. Alison/Bruno Schmidt, Allison Francioni/Guto e Ricardo/Emanuel conseguiram o resultado positivo, enquanto Evandro/Vitor Felipe, Fábio Luiz/Márcio e Pedro Solberg/Álvaro Filho acabaram derrotados nos jogos que disputaram nesta quarta-feira.

As duplas masculinas voltam à quadra ainda pela fase de grupos nesta quinta-feira (25), quando cada time jogará mais duas partidas. Todos os brasileiros seguem com chances de classificação no torneio.

A rodada marcou o retorno da dupla Ricardo/Emanuel ao Circuito Mundial. O baiano e o paranaense retomaram a parceria no mês passado, com o título da etapa de Vitória (ES) do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Nesta quarta, porém, voltaram a jogar uma etapa internacional após cinco anos. Emanuel e Ricardo venceram os norte-americanos Mayer e Brunner por 2 x 1 (21/23, 21/14, 15/8).

“Foi uma partida que começou complicada. Acabei cometendo alguns erros no primeiro set até me adaptar à areia e ao vento. Depois, fomos entrando na partida, melhoramos alguns fundamentos e pudemos vencer. Era importante superar essa primeira etapa, começar com vitória para termos tranquilidade em busca dos próximos passos. Estava com saudade de jogar no Brasil e agora vamos nos concentrar para a sequência do torneio”, disse Emanuel.

Já Alison e Bruno Schmidt foram os primeiros brasileiros a entrar em quadra. A dupla, que foi campeã da etapa de Niterói (RJ) do Circuito Banco do Brasil no último domingo (21.09), venceu os russos Dmitri Barsouk e Nikita Liamin por 2 x 0 (21/16, 21/13). Apesar das parciais, a partida começou equilibrada e o time do Brasil teve que virar o primeiro set para conseguir vencer.

Outra partida de destaque foi a vitória dos jovens Allison Francioni e Guto sobre os campeões do Circuito Mundial 2013 e atuais líderes do ranking, os letões Samoilovs e Smedins. A dupla brasileira venceu por 2 x 0 (21/19, 21/16). O resultado mantém a sequência de crescimento do time, que na última etapa, em Niterói (RJ), subiram ao pódio do Circuito Banco do Brasil pela primeira vez com a medalha de bronze.

“Quando vimos que enfrentaríamos eles, pensamos que a responsabilidade era deles, estamos aqui para nos divertir, jogar de maneira solta, desfrutando do momento. Não estamos concorrendo a nada, nem disputando o título, então pensamos em aproveitar a experiência. Foi um jogo difícil, mas conseguimos manter o ritmo sempre alto para vencer”, disse Guto Carvalhaes, o defensor da dupla que treina no Rio de Janeiro.

A quarta-feira também ficou marcada pelo retorno de uma dupla histórica no vôlei de praia mundial. Fábio Luiz, que não jogava um Grand Slam desde 2010, e Márcio Araújo reeditaram uma parceria que rendeu um vice-campeonato olímpico e um título do campeonato mundial. Eles retomaram a dupla em agosto e agora reestreiam em etapas do Circuito Mundial.

O resultado, porém, não foi o sonhado. Os brasileiros perderam na estreia para os poloneses Fijalek e Prudel por 2 x 0 (21/15, 21/11). Apesar do revés, eles seguem com chances de classificação à próxima fase e voltam a jogar nesta quinta-feira.

“É o começo de um novo trabalho. Apesar de já termos jogado juntos, estamos começando tudo de novo. Temos que retomar muita coisa ainda. Voltar a treinar para alcançar um alto nível de voleibol. É questão de tempo até retomarmos o desempenho de antes”, disse Fábio Luiz.

Outro tropeço brasileiro do dia foi na partida entre Pedro Solberg/Álvaro Filho e os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt, que venceram por 2 x 1 (18/21, 21/13, 13/15). A equipe do Chile é treinada pelo brasileiro Garrido e foi 5ª colocada na última etapa do Circuito Banco do Brasil, quando disputaram o torneio a convite da CBV. Por fim, Evandro e Vitor Felipe também acabaram derrotados na estreia. Os brasileiros perderam para os gêmeos italianos Paolo e Matteo Ingrosso por 2 x 1 (14/21, 21/18, 17/19).

Dos brasileiros que competem no Grand Slam de Barueri, Emanuel, Ricardo, Alison, Pedro Solberg, Bruno Schmidt, Álvaro Filho, Evandro, Vítor Araújo, Talita, Taiana, Maria Clara, Carol, Maria Elisa, Ágatha, Lili e Bárbara Seixas são beneficiados pela Bolsa Pódio do governo federal.

Fonte:
Brasil 2016

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Chama começou o dia na Rota do Descobrimento em ‎Eunápolis, passou por Itapetinga, a Cidade do Boi Gordo, e encerrou o dia em Vitória da Conquista
Tocha olímpica visita a Rota do Descobrimento na Bahia
Leonardo Picciani visitou as instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que já tem 88% das obras concluídas
Ministro do Esporte visita instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Conheça a história de Caio Sena. Aos 24 anos, o atleta de marcha atlética qualificado para as Olimpíadas Rio 2016, vive o sonho de disputar os jogos no Brasil.
Caio Sena conta como se prepara para Olimpíadas no Brasil

Últimas imagens

Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Atletas brasileiros farão aclimatação antes dos Jogos no Centro de Treinamento de São Paulo
Foto: Roberto Castro/ME
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Pira olímpica acesa após o revezamento em Aracaju. Chama segue neste domingo para Alagoas
Foto: Francisco Medeiros/Brasil 2016
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Popole Misenga e Yolande Mabika fugiram de conflitos na República Democrática do Congo em 2013 e tentam reconstruir a vida no Brasil
Divulgação/Brasil 2016
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais
Divulgação/Ministério da Educação

Governo digital