Esporte
Cinco países das Américas garantem vaga no tiro esportivo para 2016
Olimpíadas
Mais cinco países garantiram vaga nas disputas de tiro esportivo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois do Campeonato Mundial, que em setembro classificou 27 países, o Campeonato das Américas de Tiro Esportivo colocou em jogo nesta semana, em Guadalajara, no México, 11 vagas para a primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul.
Das vagas em jogo, a maior parte ficou com Cuba, que garantiu presença em cinco provas. Estados Unidos, com três, e República Dominicana, El Salvador e Equador, com uma cada, foram os outros países classificados.
Na prova da pistola de ar 10m feminino, Lilian Castro, de El Salvador, obteve 196.3 pontos e superou a concorrência da mexicana Alejandra Zavala, que marcou 195.1, e obteve a primeira vaga para seu país nos Jogos Rio 2016.
“A final foi muito disputada. Fiquei em quarto lugar após a primeira fase, apenas alguns décimos atrás da mexicana e lutando para terminar em primeiro ou segundo lugar”, comemorou a salvadorenha.
Na pistola 25m feminino, a vitória foi da equatoriana Andrea Pérez Pena, que superou a venezuelana Maribel Pineda por 8-0 no duelo final.
“É uma sensação única e uma grande felicidade porque foi a primeira vez que ganhei a medalha de ouro e escutei o hino do meu país em uma competição deste nível”, afirmou Andrea.
A competição, exclusiva para atiradores das Américas do Sul, Central e do Norte, colocou em disputa uma vaga Olímpica em onze provas: carabina de ar 10m masculino, carabina deitado 50m masculino, carabina 3 posições 50m masculino, pistola de ar 10m masculino, pistola 50m masculino, fossa Olímpica masculino, skeet masculino, carabina de ar 10m feminino, carabina 3 posições 50m feminino, pistola de ar 10m feminino e pistola 25m feminino.
As vagas obtidas são destinadas aos Comitês Olímpicos Nacionais de cada país, que decidirão que atletas irão ocupá-las nos Jogos Rio 2016.
O próximo torneio classificatório do tiro esportivo para os Jogos Rio 2016 será a Copa do Mundo de 2015, realizada em Acapulco, também no México, entre 28 de fevereiro e 10 de março, que colocará em disputa dez vagas, em cinco provas.
Atletas que classificaram seus países para os Jogos Rio 2016:
Carabina de ar 10m masculino:Dempster Christenson (Estados Unidos)
Carabina deitado 50m masculino: Reinier Estpinan (Cuba)
Carabina 3 posições 50m masculino: Alexander Quintana (Cuba)
Pistola de ar 10m masculino:Will Brown (Estados Unidos)
Pistola 50m masculino: Jorge Potrille (Cuba)
Fossa Olímpica masculino: Eduardo Lorenzo (República Dominicana)
Skeet masculino: Vincent Hancock (Estados Unidos)
Carabina de ar 10m feminino:Eglys de la Cruz (Cuba)
Carabina 3 posições 50m feminino: Dianelys Perez (Cuba)
Pistola de ar 10m feminino:Lilian Castro (El Salvador)
Pistola 25m feminino: Andrea Perez Pena (Equador)
Fonte:
Comitê Rio 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















