Esporte
Brasileiros disputam etapa da Hungria da Copa do Mundo
Esgrima
Três semanas após a disputa do Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Porto Alegre (RS), os principais esgrimistas do País, voltam a competir em um torneio de grande porte.
Desta vez, eles disputarão a etapa de Eger, na Hungria, da Copa do Mundo da modalidade, entre os dias 21 e 23 de novembro.
A delegação brasileira é composta por seis nomes. Na Europa, Jovane Guissone, Lenilson Oliveira, Monica Santos, Rodrigo Massarutt, Sandro Colaço e Vanderson Chaves tentarão bons resultados com o objetivo de melhorar suas posições no ranking mundial. A competição faz parte, também, da preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
Neste momento, Jovane Guissone é o esgrimista do País com melhor posição no ranking mundial. Ele ocupa a sétima posição da espada, classe B, segundo a última lista divulgada pela Federação Internacional de Esportes para Amputados e Cadeirantes (IWAS, na sigla em inglês).
Vale ressaltar que, em Londres 2012, Jovane tornou-se o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro na modalidade em uma edição de Jogos Paralímpicos.
Além dos atletas, mais seis pessoas vão compor o time verde e amarelo, que embarcou na noite de segunda-feira (17) para a Europa.
Todo o time brasileiro é comandado por Valber Nazareth, coordenador técnico da esgrima de cadeira de rodas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Bolsa Pódio
O atleta Jovane Guissone faz parte do projeto Bolsa Pódio, por meio do qual o Ministério do Esporte dá suporte a atletas com mais chances de subir ao pódio nos Jogos do Rio 2016. O Bolsa Pódio contempla 82 atletas paralímpicos e integra as ações do Plano Brasil Medalha.
Convênio
A participação brasileira na etapa de Eger da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















