Esporte
Celeiro de talentos do País, Jogos Escolares chegam ao fim
Competição
A grande celebração do esporte estudantil brasileiro em 2014 terminou no último sábado (15). Durante dez dias, João Pessoa (PB) transformou-se no ponto de encontro de quase 4 mil jovens atletas, um recorde do evento, para a disputa da etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude.
A competição, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reuniu os melhores atletas escolares brasileiros para a disputa de 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).
Agora, os jovens talentos do esporte nacional voltam para suas casas levando uma bagagem recheada de experiências inesquecíveis de muito esporte cultura e educação.
Para o diretor-geral dos Jogos, Edgar Hubner, o evento em João Pessoa atingiu todos os seus objetivos, contribuindo para a inserção social da juventude através do esporte e ajudando a encontrar talentos para o esporte nacional. “Em João Pessoa, vimos talentos começarem a despontar no cenário esportivo, mas o mais importante é percebermos que estamos dando oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente através do esporte”, disse.
A proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 representa um incentivo a mais para os jovens atletas do Brasil.
Pensando justamente na confirmação de talentos para os Jogos Olímpicos subsequentes ao Rio 2016, o COB enviou à competição representantes da gerência de Performance Esportiva, que estiveram na capital paraibana para colocar em prática plano de desenvolvimento de futuros talentos do esporte olímpico brasileiro.
“Os Jogos Escolares funcionam de forma muito eficaz para a identificação de atletas. Temos todos os estados representados nesta competição, então o campo de observação é muito vasto", analisou o gerente de Performance Esportiva do COB, Sebástian Pereira.
Time Brasil
Os Jogos Olímpicos da Juventude se consolidam a cada ano como o maior celeiro de atletas do esporte olímpico brasileiro. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, em agosto, 54 passaram pela competição nacional.
Entre eles estão os medalhistas Hugo Calderano (tênis de mesa), Layana Colman (judô), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia).
A atleta de vôlei de praia, por sinal, disputou os Jogos Escolares de João Pessoa e conquistou a última medalha de ouro das categorias de base que faltava para sua coleção.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















