Esporte
Ministério do Esporte paga três parcelas do Bolsa-Atleta
Incentivo
O Ministério do Esporte pagou, na última sexta-feira (7), mais três parcelas da Bolsa Atleta aos beneficiados pelo programa.
Desta forma, são 11 as parcelas pagas desde agosto, quando foi feito o primeiro pagamento do exercício de 2014; depois, em setembro, foram pagas outras três parcelas; e em outubro mais quatro. Resta, portanto, apenas uma parcela para encerrar o exercício.
O Ministério do Esporte também informou que o pagamento das bolsas está em dia, já que os depósitos do exercício 2014 (baseado em resultados esportivos de 2013) começaram em agosto e normalmente iriam até agosto do próximo ano.
Mas o governo decidiu encurtar esse calendário e por isso já pagou a quase totalidade das parcelas. O próximo – e último – pagamento está previsto para dezembro.
Os pagamentos efetuados até o momento valem para beneficiados em todas as categorias de bolsas (Estudantil, de Base, Nacional, Internacional, Olímpico/Paraolímpico e Pódio).
Se algum atleta não tiver recebido o valor em sua conta, deve acessar sua área restrita no sistema do Bolsa Atleta ou procurar a coordenação do programa pelo e-mail duvidasbolsa@esporte.gov.br para verificar eventuais pendências de documentação ou prestação de contas.
O gestor da Bolsa-Atleta pode definir a quantidade de parcelas de cada vez, conforme o planejamento do programa. Por isso, é importante que os bolsistas se organizem para guardar uma parte do valor quando recebem mais de uma parcela por vez, para não correr risco de ficar sem dinheiro nos meses seguintes.
Lembramos que a bolsa tem validade pelo período de um ano e, mesmo que a agenda de pagamentos seja encurtada, o novo período só começará a valer quando for aberta nova fase de inscrições e iniciarem os pagamentos do novo exercício.
Daí a recomendação de que os atletas guardem uma parte do dinheiro que receberem antecipadamente, para garantir a manutenção de suas atividades durante os doze meses do período equivalente àquela bolsa.
Declaração de valores ao Imposto de Renda
Segundo o Ministério do Esporte, não foi enviado a nenhum atleta qualquer documento com a finalidade de declaração de valores ao Imposto de Renda.
O informe de rendimentos fica disponível na área restrita do atleta no sistema do programa e é atualizado conforme os pagamentos são creditados na conta bancária do bolsista.
Ao fim do ano, o beneficiado deve imprimir o documento para compor sua declaração à Receita Federal. O rendimento da Bolsa Atleta não é tributável.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















