Esporte
Seleção de ginástica artística embarca para Mundial por Equipe
Equipe masculina
A Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística embarcou, nesse domingo (23), para Stuttgart, na Alemanha, onde disputará o ENBW DTB-Pokal — Team Challenge. Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Francisco Barretto Júnior e Lucas Bittencourt serão os representantes do País na competição por equipe.
O Brasil também contará com Sérgio Sasaki, que competirá no Individual Geral. As provas serão realizadas de 28 a 30 de novembro, na Porsche-Arena. Na próxima sexta-feira (28), será realizada a etapa qualificatória por equipe e, no sábado (29), ocorre a final. No domingo (30), serão as apresentações do Individual Geral.
Um dos técnicos da Seleção, Cristiano Albino destacou a importância do campeonato. “Essa será a última competição desses ginastas em 2014. Os rapazes têm trabalhado pesado e vamos em busca do melhor resultado possível. Chegaremos antes e poderemos ver como estão os demais países. Assim, vamos perceber se aumentaremos mais a dificuldade das séries ou não”, declarou o treinador.
Nory, Zanetti, Francisco e Lucas embarcaram de São Paulo, enquanto Sasaki, que participou de outro campeonato no exterior — há uma semana foi medalhista de prata no Memorial Joaquim Blume, na Espanha — encontrará o time brasileiro já em Stuttgart.
O esporte
A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo, mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.
Depois de um período de ostracismo durante a Idade Média, o resgate do esporte se deu no início do século 19, quando, em 1811, o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn fundou a primeira escola para a prática de ginástica ao ar livre.
A ideia se difundiu por outros países europeus, que passaram a adotar os exercícios de ginástica. Ludwig Jahn criou os aparelhos cavalo com alças, barras horizontais, trave e barras paralelas, além das modalidades de saltos. Ele é considerado o “pai da ginástica”, mesmo tendo sido perseguido e preso depois que a prática do esporte foi considerada perigosa e de alto teor revolucionário.
Muitos ginastas alemães disseminaram o esporte por outras nações, entre elas o Brasil. Depois de décadas de proibição, em 1881 foi fundada, em Liege, na Bélgica, a Federação Europeia de Ginástica (FEG).
A ginástica artística engloba várias provas, no masculino e no feminino. São elas:
Masculino
- Solo
- Cavalo com alças
- Argolas
- Salto sobre o cavalo
- Barras paralelas
- Barra fixa
Feminino
- Solo
- Salto sobre o cavalo
- Barras assimétricas
- Trave
Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















