Esporte
Brasileiros destacam alto nível técnico de treinamento em Saquarema
Judô
O Treinamento Internacional de Campo, que terá início em Saquarema no próximo dia 27, será de alto nível técnico, tendo em vista o posicionamento dos atletas no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ).
Entre os cerca de 200 judocas inscritos, 22 estão entre as três primeiras posições de suas respectivas categorias e seis judocas são, atualmente, líderes do ranking mundial. Dos brasileiros participantes do treinamento, sete estão no top três do mundo.
É o caso de Rafael Silva (+100kg), segundo melhor colocado entre os pesos pesados. Na frente dele está apenas o heptacampeão mundial Teddy Riner (FRA), que estará em Saquarema treinando ao lado de Rafael. Uma oportunidade boa para observar os adversários e, sobretudo, não se deixar ser observado.
“O judô é um dos poucos esportes em que se é possível treinar com seu adversário. Então, com certeza será um privilégio poder treinar com o Riner e tentar algumas estratégias que venho treinando”, analisa Rafael.
“Acredito que o nível técnico do treinamento em Saquarema este ano estará muito alto por ser o ano anterior às Olimpíadas. Todos os estrangeiros querem sentir o clima e como é estar no Brasil”, afirmou o judoca brasileiro.
Entre as mulheres, a categoria leve (até 57kg) terá, especialmente, as quatro primeiras colocadas do ranking do mundial, entre elas Rafaela Silva, atualmente na quarta colocação.
A brasileira terá a oportunidade de reencontrar antigas adversárias como a americana Marti Malloy (6ª), além da francesa Automne Pavia (1ª), a portuguesa Telma Monteiro (2ª) e a alemã Miryam Roper (3ª).
“Estar segurando no quimono de grandes atletas é sempre muito bom para inovar e praticar algumas técnicas que venho treinando”, considera Rafaela. “Além disso, é muito bom treinar em casa, com energia muito positiva e com o clima bem quente da cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos”, disse Rafaela Silva.
Outro encontro de líderes será entre as meninas do meio-pesado, categoria da atual campeã mundial Mayra Aguiar. Número dois do mundo, a gaúcha vai reencontrar sua adversária da final do mundial da Rússia 2014, a francesa e atual número um do mundo, Audrey Tcheumeo, além da número três, Luise Mahlzan (GER).
Fechando o time de brasileiros “top 3” do mundo estão Charles Chibana (3°), na categoria até 66kg, Victor Penalber (3°), na até 81kg, Sarah Menezes (2ª) entre as peso ligeiro (48kg), Érika Miranda (3ª) entre as meio leve (52kg) e Maria Suelen Altheman (2ª) entre as peso pesado (+78kg).
Além disso, seis categorias contarão com os atuais líderes do ranking: Dex Elmont (NED), na até 73kg, categoria de Alex Pombo e Marcelo Contini; Teddy Riner (FRA), adversário de Rafael Silva e David Moura na pesado; Automne Pavia (FRA), na categoria de Rafaela Silva (57kg) e Ketleyn Quadros (57kg); Clarisse Agbegnenou (FRA), na 63kg de Danielle Karla e Mariana Silva; Audrey Tcheumeo (FRA/78kg); e a médio Kim Polling (NED), da categoria de Maria Portela (70kg) e Bárbara Timo (70kg).
O Treinamento de Campo de Saquarema é o maior evento desse tipo realizado no Brasil e nesta edição contará com um número recorde de cerca de 200 atletas de 13 países: Brasil, EUA, Alemanha, França, Holanda, Eslovênia, Portugal, Israel, Inglaterra, Itália, Japão, Irlanda e Áustria.
Prévia em São Paulo
Antes de partir para Saquarema, a seleção de Israel treina em São Paulo até o próximo dia 25, na Associação Brasileira "A Hebraica" e no Esporte Clube Pinheiros. Uma das atletas iraelenses que participará das atividades é a campeã mundial Yarden Gerbi (63kg), atual número dois do mundo no ranking.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















