Esporte
Maratonistas buscam vagas para o Pan de Toronto
Preparação
Os maratonistas brasileiros estão em treinamento para a busca da qualificação para as grandes competições da temporada: os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e o Mundial de Pequim, em agosto.
Campeã da prova do Pan de 2011, em Guadalajara, Adriana Aparecida da Silva (do Pinheiros) disputa neste domingo (8), no Japão, a Maratona Feminina de Nagoia.
Michele Cristina das Chagas e Marilson Gomes dos Santos (BM&FBovespa), 5º colocado na Olimpíada de Londres 2012, buscam a qualificação na Maratona de Hamburgo, no dia 26 de abril.
Outro corredor do clube, Franck Caldeira, se prepara para disputar os índices. Campeã do Pan 2007, Franck ainda não definiu a maratona que irá correr, segundo explicou o técnico Ricardo D'Angelo. Da mesma forma que Solonei Rocha (Orcampi/Unimed-SP), ouro no Pan de Guadalajara.
Giovani dos Santos e Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) disputam a Maratona de Milão, em 12 de abril. Antonio Wilson, do mesmo clube, está inscrito na Maratona de Santiago, no dia 12 de abril. No mesmo dia, seu companheiro Daniel Chaves disputará a Maratona de Roterdã.
Outro que espera a definição do futuro é Paulo Roberto de Almeida Paula. Ele está na China há um mês, em treinamento de altitude, e no próximo dia 9 viaja para Portugal, para dar sequência à preparação. Paulo foi sétimo colocado na maratona do Mundial de Moscou 2013 e oitavo na Olimpíada de Londres 2012.
IAAF anuncia maratonas oficiais
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) divulgou a lista de maratonas oficializadas, nas quais os atletas poderão obter o índice para o Campeonato Mundial de Pequim deste ano. No Brasil, três maratonas são reconhecidas para a obtenção dos índices: uma em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.
Três atletas em cada categoria poderão disputar a maratona no Mundial de Pequim. Serão chamados os três primeiros colocados no Ranking Brasileiro do período.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) definiu o período para os índices nas maratonas masculina e feminina do Mundial: até 24 de maio de 2015. As marcas mínimas são de 2h18min00 para os homens e de 2h44min00 para as mulheres.
No Pan de Toronto, cada país pode inscrever até dois atletas por prova. Na maratona, a CBAt estabeleceu o período para obtenção das marcas até 26 de abril de 2015. As marcas mínimas são 2h21min00 para os homens e 2h55min00 no feminino.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















