Esporte
Após 2º lugar nos Jogos Mundiais Militares, Defesa projeta 100 atletas na Rio 2016
Forças Armadas
Com 84 medalhas, o Brasil conquistou o segundo lugar no ranking geral dos Jogos Mundiais Militares, realizados entre 2 a 11 de outubro, na Coreia do Sul. O resultado positivo serviu de preparação para a delegação brasileira, que espera ter pelo menos 100 atletas militares nas Olimpíadas do Rio, em 2016.
A projeção é do diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Amaral. “Trabalhamos para estar entre os cinco primeiros, então superamos muito o objetivo. O Brasil tem crescido nos esportes militares”, afirmou.
Apesar da primeira posição ter ficado com a Rússia. o Brasil se destacou no ranking por atletas. E foi a natação que deu o primeiro lugar ao País, com a nadadora Etiene Pires e suas seis medalhas – quatro de ouro e duas de prata. O terceiro lugar também foi brasileiro, com o nadador Henrique de Souza Martins, que conseguiu três medalhas de ouro e três de pratas.
Para o brigadeiro, o principal motivo do crescimento se deve ao projeto Atleta de Alto Rendimento, que desde 2008 faz uma parceria entre as Forças Armadas, o Ministério dos Esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro para incentivar a formação de atletas.
“Tudo isso é um esforço olímpico. Estamos colocando a disposição nossa estrutura, nas Forças Armadas, para que possamos crescer no âmbito esportivo, com maior presença de brasileiros nos jogos, e o resultado são atletas com melhor desempenho e um programa com consistência”, completou.
Além do desempenho no quadro geral de medalhas, o Brasil conquistou outro importante título nos Jogos Mundiais Militares. O País ganhou a primeira medalha com um paratleta nos jogos.
No caso, a medalha de prata do lançamento de peso, para o brigadeiro Carlos Amaral, que representa uma importante inclusão dos paratletas militares.
“Levamos, no total, quatro paratletas e um deles voltou com uma premiação. É muito importar valorizar essa medalha porque foi a primeira de um trabalho intensivo para integração desses atletas em nosso quadro”, disse.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















