Esporte
Brasil tem expertise para ser sede mundial dos Jogos Indígenas, diz George Hilton
Competição
A realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que começam nesta sexta-feira (23), em Palmas (TO), é um momento ímpar para o Brasil, que vai sediar durante esses dias diversos fóruns para tratar das principais questões de interesse das comunidades indígenas de todas as Américas e até de pontos fora do continente, como os Maori, povo original da Nova Zelândia. A afirmação foi feita pelo ministro do Esporte, George Hilton, ao participar do programa "Bom Dia, Ministro", transmitido pela TV NBr nesta quinta-feira (22).
Para que se tenha uma ideia da importância do encontro, disse Hilton, “basta lembrar que esse evento está sendo organizado pelo Ministério do Esporte com o apoio do Pnud, que é um órgão da ONU que trata também das questões e as reivindicações indígenas no mundo todo. O Brasil, portanto, será um fórum permanente para discussão da temática que envolve a comunidade indígena”.
Por isso, coordenar a participação de povos indígenas de várias etnias, com hábitos e costumes diferentes, em uma competição não será problema.
“O Brasil já tem uma expertise em fazer esses eventos. Foram seis eventos nacionais, realizados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que é muito bem organizado pelos irmãos Terenas. Para isso, a gente colocou uma estrutura que vai permitir, não somente a integração dessas várias etnias, a troca de informações, mas também a oportunidade de aprender com as comunidades indígenas de outros países e transmitir nossa experiência, já que o Brasil tem uma atividade muito intensa no campo indígena”, explicou.
O ministro lembrou que o Brasil já realizou com sucesso a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, e já está organizando os Jogos Olímpicos de 2016.
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão realizados entre 23 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Palmas, em Tocantins.
Fonte: Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















