Esporte
Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela disputam evento-teste no basquete feminino
Aquece Rio
O evento-teste do basquete para os Jogos Olímpicos Rio 2016 já tem as quatro equipes definidas. Entre 15 e 17 de janeiro, a seleção brasileira feminina vai receber Austrália, Argentina e Venezuela, em partidas que serão realizadas na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. A competição servirá para testar a estrutura da instalação olímpica e as operações.
Dentre as seleções que disputam o evento, a seleção australiana, por exemplo, já tem vaga assegurada no Rio 2016, enquanto argentinas e venezuelanas tentarão a classificação no Pré-Olímpico Mundial, no ano que vem.
“O evento-teste é uma etapa de treinamento extra para as jogadoras no ano olímpico. Com isso, as atletas vão realizar pelo menos três jogos internacionais, mais dois jogos amistosos com essas seleções antes do evento-teste”, avaliou Vanderlei Mazzuchini, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A convocação da seleção brasileira será feita em dezembro. A preparação da equipe terá início em 6 de janeiro. “Vamos treinar de 6 a 13 de janeiro para o evento-teste”, detalhou.
Técnico da equipe feminina do Brasil, Luiz Augusto Zanon avisou que vai acompanhar as jogadoras em ação na LBF antes de montar a lista com os 12 nomes que irão participar do evento-teste em janeiro.
“Vamos encarar o evento-teste como uma preparação real para os Jogos do Rio. O objetivo é convocar as 12 jogadoras que estiverem nas melhores condições possíveis para o período de treinamento. Vou observar e acompanhar pessoalmente os jogos da Liga Feminina para ver como vão se sentir em quadra e estão fisicamente as possíveis selecionáveis. Não será uma convocação fechada, mas é um passo importante para vivenciar a Olimpíada”, destacou o treinador.
Além de Brasil e Austrália, já estão classificadas para os Jogos Rio 2016 no basquete feminino as seguintes seleções: Estados Unidos, Sérvia, Senegal, Canadá e Japão. As outras cinco vagas serão preenchidas após o Pré-Olímpico Mundial.
Fonte: Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















