Esporte
Baianos comemoram passagem da tocha na capital
Jogos Olímpicos
A chuva não impediu que os soteropolitanos vissem das ruas ou das janelas a passagem da chama olímpica. Muitos se juntaram aos turistas e subiram o Pelourinho, onde o percurso começou ao som da Banda Olodum.
O revezamento em Salvador foi dividido em três trechos, passando pelos principais pontos turísticos da cidade e em bairros tradicionais, como o Chame Chame. Diferente do que vem acontecendo nas demais anfitriãs da tocha, o Centro Histórico inaugurou o trajeto, com direito a Olodum no Pelourinho, rapel no Elevador Lacerda, pulo no Mercado Modelo e no Forte de Monte Serrat, encerrando o primeiro momento com lavagem da escadaria na Basílica do Senhor do Bonfim e bênçãos dos Filhos de Gandhy.
Em seguida, a chama olímpica retornou na Avenida Paralela e seguiu pela orla na Avenida Otávio Mangabeira e Jardim Armação, onde foi recebida pelas apresentações da Quabales e Garampiola. Já no terceiro e último trecho, a tocha passou pelo Dique do Tororó, ao lado da Arena Fonte Nova, com um passeio de remo, seguindo pela Avenida Centenária até o Farol da Barra, onde foi realizada a festa de celebração.
Arena Fonte Nova
Única cidade do Nordeste a receber o futebol nos Jogos Olímpicos, a Arena Fonte Nova terá dez partidas do torneio feminino e masculino, sendo todas rodadas duplas. A estreia de Salvador será no dia 4 de agosto com a partida entre México e Alemanha. Atuais campeões olímpicos, os mexicanos também venceram o Brasil na final dos Jogos de Londres em 2012. Já no dia 10 de agosto, a seleção brasileira joga contra a Dinamarca em busca do ouro inédito.
Como legado dos Jogos Olímpicos para Salvador ficarão obras como o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), o maior das Américas. Inaugurado em julho de 2014, com investimento do Ministério do Esporte, o centro tem uma área construída de 20 mil m².
Roteiro da tocha
Nesta quinta-feira (26), a tocha segue para Feira de Santana, a cidade mais populosa do interior do Nordeste. O revezamento passa, ainda, por Riachão do Jacuípe e Capim Grosso até chegar em Senhor do Bonfim.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















