Esporte
Mais três esgrimistas se classificam para os Jogos Paralímpicos
Jogos Olímpicos
Os esgrimistas brasileiros terminaram o primeiro dia de competições do Regional das Américas, nesta quinta-feira (26), em São Paulo, com dez medalhas conquistadas – três de ouro, três de prata e quatro de bronze – a equipe ainda conquistou três vagas diretas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O País já tinha um atleta garantido no maior evento paralímpico do mundo – Jovane Guissone – mas os planos da comissão técnica era aumentar ao máximo o número de participantes. “Hoje já completei os três que imaginei que seria possível. Agora ainda acho que dá para entrar mais um nesta lista”, observou César Augusto Leiria, técnico-chefe da seleção brasileira.
A esgrimista que vai representar o Brasil nos Jogos será Mônica Santos. A gaúcha foi a campeã no florete com direito a torcida da família e muita emoção. “Ter minha filha e meu marido aqui torcendo por mim com certeza foi um empurrão a mais. Fui campeã no ano passado, mas sem a presença deles. Hoje a festa foi completa”, disse a esgrimista.
Os outros dois atletas do Brasil que subiram no lugar mais alto do pódio e celebraram a medalha e a garantia das Paralimpíadas foram Fábio Damasceno e Rodrigo Massarutt.
Final Brasileira
Nesta sexta, serão realizados os torneios de florete categorias A e B masculino e espada categoria A feminino. O duelo entre os gaúchos Jovane Guissone e Vanderson Chaves, valerá o título do florete categoria B. Além da medalha, o vencedor do embate se habilitará para competir com essa arma nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Jovane Guissone já está garantido nos Jogos na espada por estar entre os quatro melhores do ranking mundial. Contudo, o campeão paralímpico em Londres 2012 quer assegurar a vaga também no florete. O atleta espera superar não só o adversário, mas também as dores de uma contusão no antebraço direito.
A outra final já definida, florete categoria A feminino, será com duas atletas dos Estados Unidos. Nessa prova, o Brasil ficou com a medalha de bronze, com Mônica Santos, que perdeu o confronto da semifinal para Vikki Espinosa. Como não há disputa de terceiro lugar na esgrima, a brasileira ficou com a medalha de bronze.
No sábado, as provas em equipe de espada e florete entram em cena para o encerramento do campeonato.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















