Esporte
Conheça os judocas que representarão o País nos Jogos
Rio 2016
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou, nesta quarta-feira (1º), o nome dos 14 atletas que vão representar o País nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de nomes que já estavam praticamente certos, como Mayra Aguiar, Tiago Camilo, Erika Miranda e Rafaela Silva, também foram confirmados na lista a campeã olímpica de Londres 2012 Sarah Menezes e o peso pesado Rafael Silva, que disputava a vaga com David Moura.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais da CBJ. Os atletas foram anunciados por ex-atletas brasileiros medalhistas no judô, como os campeões olímpicos Rogério Sampaio e Aurélio Miguel, além de Carlos Honorato, Walter Carmona, Douglas Vieira, Luís Onmura e Henrique Guimarães.
A equipe feminina contará com Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Todas as atletas convocadas têm pelo menos uma participação nos Jogos no currículo. Já o time masculino terá Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg).
“A equipe está preparada para o grande desafio que será lutar os Jogos Olímpicos em casa. Temos um bom histórico de resultados lutando em casa, onde conquistamos 10 pódios mundiais somando as edições de 2007 e 2013, aqui no Rio. Além disso, fizemos o melhor ciclo olímpico da história, conquistando 12 medalhas em campeonatos mundiais, além de fazermos duas campeãs mundiais, com os ouros da Rafaela Silva, em 2013, e da Mayra Aguiar, em 2014”, comentou Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ.
Os primeiros a entrar no tatame, como de costume, serão os mais leves: Sarah Menezes e Felipe Kitadai. Em Londres 2012, além da medalha de ouro, o Brasil ainda conquistou um bronze com Kitadai logo no primeiro dia de competições. No Rio 2016, eles entram em ação em 6 de agosto, um dia após a cerimônia oficial de abertura.
Na história dos Jogos, o judô é o esporte que mais rendeu medalhas para o Brasil. Até Londres, foram 19 pódios, sendo três ouros, duas pratas e 13 bronzes.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016, do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















