Esporte
Ministro do Esporte visita complexo olímpico em Londres
Legado
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, reuniu-se com o diretor do Complexo Esportivo do Parque Olímpico Rainha Elizabeth II, David Edmonds, em Londres, nesta segunda-feira (6). O local faz parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que aconteceram na capital inglesa em 2012.
Edmonds mostrou ao ministro brasileiro as mudanças que foram implementadas no complexo após a olimpíada, bem como os empreendimentos gerados nas áreas vizinhas, como novas habitações, universidades e shopping. Além disso, a vila olímpica foi transformada em 3 mil moradias, todas ocupadas atualmente.
Ainda de acordo com Edmonds, cerca de 40 mil empregos foram gerados entre a fase de construção do próprio complexo e os investimentos pós-Jogos.
"Estamos usando o parque como um novo polo de desenvolvimento da cidade", explicou Edmonds, acrescentando que um novo museu será instalado nas redondezas, assim como a faculdade de moda da Universidade de Artes de Londres também terá um espaço nas imediações do Parque Olímpico.
O ministro Picciani afirmou que, nos jogos Rio 2016, diferentemente de Londres, a maior parte dos investimentos é privado, cerca de 60%. "A visita ao Parque Olímpico é importante para conhecer as experiências de legado que deram certo e tê-las como exemplo para o Rio de Janeiro."
Depois do encontro com David Edmonds, Picciani reuniu-se com o secretário de Estado para Esporte, Cultura e Mídia, John Whittingdale. Ao colega britânico, o ministro brasileiro afirmou que a preparação para os Jogos no Rio está indo muito bem, com a maior parte dos equipamentos concluída. Ele assegurou que o velódromo será concluído até o fim deste mês e que a linha 4 do metrô ficará pronta antes da abertura da Olimpíada. Picciani também declarou que, após os Jogos, algumas áreas do complexo serão destinadas a centros de treinamento, outras virarão escolas e algumas serão arenas multiuso.
Zika vírus
Durante a visita, John Whittingdale questionou Picciani sobre o combate ao zika vírus. O ministro do Esporte no Brasil explicou que o País intensificou o combate ao mosquito e que tem feito campanha ostensiva para conscientizar a população. Além disso, apontou que o Ministério da Saúde contratou mais de 2.400 profissionais e que o índice de contaminação vem caindo drasticamente. Picciani observou, ainda, que agosto é um mês de pouca chuva e baixa incidência do mosquito.
O secretário britânico adiantou que o primeiro-ministro David Cameron deve comparecer à abertura dos Jogos Rio 2016, assim como a subsecretária de Esporte, Tracey Crouch, que está de licença-maternidade, mas que confirmou sua intenção de ir tanto à abertura da Olimpíada quanto da Paralimpíada.
Whittingdale afirmou que o Brasil pode contar com o apoio dos ingleses para o que necessitar. "O exemplo de Londres é muito importante. Tivemos a colaboração das autoridades inglesas sobre o controle de dopagem, o que nos foi muito útil. O Rio está absolutamente preparado para receber a todos."
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















