Esporte
Pentatleta brasileiro se classifica para a Olimpíada
Jogos Olímpicos
Mais um brasileiro conquistou uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 em agosto: o pentatleta Felipe Nascimento, de 22 anos. O anúncio foi feito depois que ele foi confirmado como líder no ranking nacional da modalidade pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). Além de Felipe, a medalhista olímpica bronze em Londres 2012 Yane Marques também vai representar o País nos Jogos. Cada delegação só pode ter dois atletas de cada gênero.
O pernambucano vem se mantendo no topo do ranking nacional há pelo menos dois anos, desde que conquistou a medalha de ouro na primeira participação do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago 2014.
Revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco para a descoberta a formação de novos talentos na modalidade, Felipe tem mantido resultados expressivos no atual ciclo olímpico.
De 2013 pra cá, além do ouro em Santiago 2014, Felipe foi campeão Brasileiro em 2014 (tanto no torneio de inverno quanto no de verão), vice-campeão Sul-Americano em 2013, bronze no Norceca de 2014, vice no último Brasileiro de Inverno e bronze no último Brasileiro de verão.
Na atual temporada, Felipe esteve presente em oito competições internacionais. No Aberto da Espanha, conquistou a medalha de bronze, em fevereiro. No Pan Sul-Americano, realizado em março, na Argentina, Felipe foi bronze, além de ter conquistado outras duas medalhas em eventos por equipes.
Competições no Rio
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o pentatlo moderno terá 72 competidores, 36 em cada gênero, e contará apenas com disputas individuais. As provas da modalidade vão acontecer nos dias 18, 19 e 20 de agosto no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste da cidade.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















