Esporte
Profissionais do boxe poderão competir nos Jogos Olímpicos
Rio 2016
A Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) aprovou, em congresso extraordinário, realizado nesta quarta-feira (1), em Lausanne, na Suíça, a alteração do artigo 13 do estatuto da entidade, permitindo que profissionais possam participar das competições da Aiba, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016. A mudança foi aprovada por 95% dos delegados participantes do congresso.
"Esta é uma ocasião importante para Aiba, para o boxe olímpico e para o nosso esporte como um todo, e representa mais um grande salto na evolução do boxe. Temos abraçado a reforma na Aiba ao longo da última década, fazendo mudanças históricas que moldaram a saúde de boxe e precipitaram o aumento popularidade em todo o mundo", declarou o presidente da Aiba, Ching-Kuo Wu, após a votação.
"Este movimento irá garantir o empoderamento das Federações Nacionais e melhorar todas as competições futuras, incluindo os Jogos Olímpicos. Nossa missão é continuar a tomar decisões corajosas no melhor interesse de nossos pugilistas e para o bem para o esporte", completou.
A decisão permite que os profissionais participem do último torneio de qualificação olímpica que será realizado em Vargas, na Venezuela, de 3 a 8 de julho. A competição vai oferecer 26 vagas para o Rio 2016.
Segundo a entidade, a mudança segue a chamada Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional (COI), que busca garantir que os melhores atletas do mundo sejam elegíveis para competir nos Jogos Olímpicos. O boxe era um dos poucos esportes que não estavam abertos a atletas profissionais.
Fonte: Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















