Esporte
Ruas de Belém lotam durante passagem da tocha
Rio 2016
A capital do Pará, Belém, ficou ainda mais vibrante nesta quarta-feira (15), durante a passagem da tocha olímpica pelas ruas e avenidas da cidade. Por 32 km de área urbana, 166 condutores carregaram o símbolo máximo dos Jogos Rio 2016.
Fossem parados nas calçadas, saindo dos escritórios, em cima das árvores ou correndo no calor de mais de 30 graus ao lado dos condutores, os moradores da cidade estavam lá, animados com o revezamento. Nem a chuva da tarde, comum na cidade e que demarca horários de encontro – antes ou depois dela – deu as caras no dia da chama em Belém.
A estudante Adriane Souto, de 17 anos, tinha bons motivos para estar no meio do tour. Afinal, seu irmão foi um dos condutores da chama. Ex-judoca, ele se inscreveu em um concurso de histórias e acabou selecionado por uma das empresas patrocinadoras. "Nunca imaginei ver uma Olimpíada no Brasil, e quando a tocha chega, passa por Belém, e ainda tem meu irmão como um dos condutores. A família ficou bem emocionada", disse.
A fé e devoção em Nossa Senhora – que movem Belém no Círio de Nazaré em outubro – fizeram-se presentes na passagem da tocha pela Basílica de Nazaré, fazendo daquele um dos momentos mais emocionantes do dia. Os sinos anunciaram a chegada enquanto o arcebispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Irineu, abençoava o símbolo olímpico diante da imagem da santa padroeira da cidade. Acompanhando o religioso, centenas de devotos faziam coro à celebração.
Rede Nacional de Treinamento
O Pará receberá 19 Centros de Iniciação ao Esporte, que representam um investimento da ordem de R$ 71 milhões. As unidades de Itaituba e Tucuruí já estão em construção. As Federações Paraenses de Judô, Taekwondo, Desportos Aquáticos e Ginástica receberam apoio do governo federal, sob a forma de tatames, placares, sistema de videomonitoramento, câmeras, boias náuticas, rádios a prova d'água, trampolins e diversos equipamentos.
Noventa e quatro atletas são patrocinados pelo Bolsa Atleta, e o boxeador Julião de Miranda Henriques e a lutadora de Taekwondo Josiane de Oliveira e Lima recebem patrocínio por meio do Bolsa Pódio.
Nesta quinta-feira, a chama olímpica seguirá pelo Norte do Brasil, fazendo uma parada em Macapá, capital do Amapá.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















