Esporte
Tocha olímpica passa por Porto de Galinhas, em Pernambuco
Jogos Olímpicos
Nesta quarta-feira (1°), a tocha olímpica passou pelos pontos turísticos de Porto de Galinhas (PE). Durante o revezamento, a chama dos Jogos Olímpicos foi transportada de bugue e em pranchas de surf.
O surfista de ondas gigantes Carlos Burle encarou o desafio de surfar com a tocha olímpica: “Sem dúvida, foi uma experiência das mais difíceis e que vou lembrar sempre comigo”.
O ápice da condução da chama foi sobre a prancha do big rider e renomado surfista brasileiro Carlos Burle, de 48 anos. O surfista pernambucano já é acostumado a encarar ondas gigantes – em 2001, surfou sobre uma de 22 metros. “De tudo que já enfrentei, essa, sem dúvida, foi uma experiência das mais difíceis e que vou lembrar sempre comigo”, disse Burle.
Passeio no mangue
Logo que a comunidade se aglomerou em frente às piscinas naturais de Porto de Galinhas, a professora Luciana Candiani, 46 anos, já organizava um grande grupo de alunos. Vestidas com roupas típicas da região, as crianças ensaiavam passos da coreografia de xaxado, dança enraizada na cultura do Nordeste e muito presente na cidade.
O fogo olímpico também passou em um dos pontos de maior visibilidade, o Pontal de Maracaípe, local em que o mar encontra as águas escuras do rio que dá nome ao lugar. Durante cerca de 20 minutos, ela navegou pelo mangue da região. Enquanto isso, em um barco ao lado, crianças tocavam maracatu.
Economia
Porto de Galinhas recebe, anualmente, 1,26 milhão de turistas, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo ministério do Turismo no ano passado. Hoje, de acordo com o governo federal, o destino tem mais leitos do que Recife: são 14 mil camas, entre hotéis, pousadas, albergues, flats e afins, contra 13 mil na capital pernambucana. “A partir do ano que vem, aumentaremos ainda mais essa distância, pois temos hotéis na iminência de abrir as portas, que ofertarão mais dois mil leitos”, explica Rui Xavier, secretário de Turismo de Ipojuca.
Depois de um dia de praia no litoral, a tocha encerrará sua passagem por Pernambuco, após cruzar os municípios de Goiana e Igarassu. Nesta quinta-feira (2), a chama olímpica entra em território paraibano e excursiona por Pedras de Fogo e Itabaiana, antes de pernoitar em Campina Grande.
Investimentos
Pernambuco contará com uma rede de 16 Centros de Iniciação ao Esporte. Isso representa um investimento, por meio do Ministério do Esporte, na casa de R$ 58,4 milhões. Há dois convênios recentes voltados para a oferta de pistas de atletismo. Um prevê a construção de uma pista em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o outro revitalizou a pista do Centro Esportivo Santos Dumont.
Outro equipamento reformado com a ajuda do Estado foi o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, que recebeu R$ 20 milhões do governo federal para a melhoria das instalações.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















