Notícias
Boato do "chip da besta"
O governo não vai implantar chips nas pessoas e nem existe nenhum "chip da besta". Isso é puro invencionismo para assustar a população.
O que o governo propôs, e agora está sendo discutido no Congresso Nacional, é a criação do Registro Civil Nacional.
O que você acha de trocar seus documentos pessoais, como RG, CPF e Título de Eleitor, por uma única carteira de identidade? Nada mais fácil e prático do que reunir tudo em apenas um documento.
Mas a criação do Registro Civil virou na internet uma história de filme de ficção científica. Um boato espalhou em sites e redes sociais a informação de que um chip seria colocado sob a pele das pessoas. Assim, segundo o boato, o governo teria as informações pessoais de brasileiros e brasileiras. É uma informação totalmente falsa.
O Registro Civil será um documento comum, a ser carregado em bolsas e carteiras pessoais. Uma das possibilidades é que esse documento tenha um chip para armazenar os dados da pessoa – como ocorre nos cartões de débito e crédito. Ou seja, todos já conhecem esse modelo, sem qualquer novidade.
A unificação facilitará a vida das pessoas, das empresas e do governo. O cidadão terá menos burocracia na relação com a administração pública. Para uma transferência de um imóvel, por exemplo, haverá apenas um documento a ser apresentado, em vez das inúmeras cópias exigidas atualmente. A abertura de contas bancárias também ficará mais fácil.
Na parte financeira, é possível ainda pensar na facilidade para abrir um crediário ou fazer a quitação de um empréstimo atrasado. Essas mudanças simplificam e economizam tempo e dinheiro das pessoas.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil





