Governo
Brasil apresenta plano de socorro ao Haiti
Na quinta-feira (14/01), em reunião com o presidente do Haiti, René Préval, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentou o plano emergencial elaborado pelo Brasil para socorrer o país após o terremoto da última terça-feira. O encontro aconteceu na base do Batalhão Brasileiro de Infantaria da Força de Paz (BRABATT), em Porto Príncipe.
O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, também participou do encontro. Na ocasião, o presidente do Haiti agradeceu o apoio dado pelo Brasil e relatou ao ministro que a prioridade do país, no momento, é restabelecer as comunicações para facilitar as ações de governo. “Cada vez que o presidente tem que falar com o primeiro-ministro tem que mandar buscá-lo. Se o primeiro-ministro quer falar com o chefe da polícia, não sabe onde ele está”,
disse Préval.
O segundo problema grave a ser resolvido é a remoção dos destroços para desobstruir as vias e permitir que máquinas e equipamentos de socorro transitem. E o terceiro problema é o suprimento de combustíveis para carros do próprio governo.
René Préval estimou em 7 mil o número de mortos insepultos em Porto Príncipe e informou que estudará a localização para a construção emergencial de um cemitério. O cemitério será estruturado pela Companhia de Engenharia Força de Paz. O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, informou a disposição de o país trabalhar de forma coordenada com o Brasil para o atendimento dos feridos. Os pacientes mais graves que chegarem ao Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP) poderão se encaminhados para quatro hospitais dominicanos localizados próximos à fronteira com o Haiti.
Em Questão edição nº 965 – 18/01/2010
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























