Governo
Cartilha traz dicas sobre como escolher pescado
As vendas de pescado deverão se intensificar nos próximos dias devido às comemorações da Semana Santa. Para orientar os consumidores, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulga uma cartilha com dicas sobre o que observar na compra de pescado para evitar produtos que não estejam em plenas condições de consumo.
As orientações para os peixes frescos e resfriados destacam a verificação da pele, que deve ser firme, bem aderida e úmida. Os olhos devem estar brilhantes e salientes e as escamas não podem se soltar com facilidade. As guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, serem brilhantes e sem viscosidade. Os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar coloração alaranjada ou negra na carapaça. Conforme as orientações, os mariscos frescos devem ser vendidos vivos. Polvos e lulas devem possuir carne consistente e elástica e, em todos os casos, o odor deve ser característico e não repugnante.
O pescado congelado também é uma boa opção de compra por conservar todas as qualidades do produto. No entanto é importante verificar se a temperatura onde o produto está armazenado esteja entre 15ºC ou menos. Quanto ao pescado seco, é necessário aferir se não há mofo, manchas escuras ou amolecimento e odor desagradável. A cartilha está disponível em www.mpa.gov.br
Em Questão edição 1013 - 31 / 03 / 2010
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























