Governo
Semiárido ganhará mais de 31 mil cisternas
Serão construídas no semiárido 31.860 cisternas para atenuar a escassez de recursos hídricos na região. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar R$ 60 milhões para a Articulação do Semiárido (ASA) construí-las em residências e escolas públicas rurais. A ASA é uma das instituições parceiras do MDS na construção de reservatórios assim como os governos estaduais e municipais. A formalização do termo de parceria foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (25).
Do total de cisternas, 110 serão construídas nas escolas, sendo 90 com capacidade para 52 mil litros de água e vinte para 30 mil litros. Os reservatórios residenciais têm capacidade para 16 mil litros. “A cisterna é um bem para todas as famílias que precisam de água”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira. A cisterna é uma tecnologia popular construída com placas de cimento para a captação de água da chuva e representa solução de acesso a recursos hídricos para a população rural dispersa do semiárido brasileiro.
Os beneficiados são famílias de baixa renda que moram na área rural de municípios daquela região e que não dispõem de fonte de água ou meio de armazená-la adequadamente para o suprimento das necessidades básicas.
Números - De 2003 a janeiro de 2010, o MDS apoiou a construção de 338 mil cisternas, que beneficiam 1,3 milhão de pessoas na região do semiárido brasileiro.
Em Questão edição 1011 - 29 / 03 / 2010
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























