Governo
Cúpula de Think Tanks discute papel dos Brics no pós-crise
Pesquisadores e representantes dos governos do Brasil, Rússia, Índia e China se reúnem, a partir desta quarta-feira (14), em Brasília, na Cúpula Bric de Think Tanks: O papel dos Brics na transformação global após a crise econômica. O evento acontece em antecipação à reunião dos líderes dos países que compõem o bloco, marcada para sexta-feira (16). A coordenação do evento está a cargo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Durante dois dias, serão discutidos temas estratégicos para o grupo, como o novo papel desses países no cenário mundial, com destaque para os impactos da crise financeira internacional, a dinâmica do comércio exterior, mudanças do clima, o papel dos investimentos estrangeiros diretos, o processo de introdução de inovação tecnológica e as transformações nas instituições da governança global.
"O Brasil pretende que esse foro possa servir para dar respostas a indagações oriundas dos chefes de Estado, inclusive com relação a questões financeiras de moedas, mas não, evidentemente, restritas a elas", comentou o embaixador Roberto Jaguaribe, subsecretário-geral de Política II, em recente encontro com correspondentes estrangeiros em São Paulo. "É uma iniciativa interessante porque vai permitir o entrelaçamento das entidades de cada país, que refletem sobre os demais".
Entre os convidados confirmados para a Cúpula Bric de Think Tanks estão o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães; o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota e o presidente do Ipea, Marcio Pochmann; os embaixadores da Rússia, Sergey Pogosovich Akopov; Índia, B. S. Prakash; e da China, Qiu Xiaoqi; também participam do encontro o vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Li Yang e o diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), Rathin Roy.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















