Governo
Brasil condena ataque israelense a ativistas pró-Gaza
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota nesta segunda-feira (31) condenando o ataque israelense a um dos barcos que levava ajuda humanitária internacional à Gaza. O ataque resultou na morte de dezenas de pessoas e muitos outros ficaram feridos. O Itamaraty Informa ainda que a representante brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) foi instruída para apoiar a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para discutir a operação militar israelense.
O embaixador de Israel no Brasil foi chamado ao Itamaraty para que seja manifestada a indignação do governo brasileiro com o incidente e a preocupação do País com a situação da cidadã brasileira Iara Lee, que estava em uma das embarcações.
“O Brasil condena, em termos veementes, a ação israelense, uma vez que não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário. O fato é agravado por ter ocorrido, segundo as informações disponíveis, em águas internacionais. O Brasil considera que o incidente deva ser objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo”.
Fonte:
Ministério das Relações Exteriores
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























