Governo
Brasil e Rússia destacam a importância dos Brics em mesa redonda
Delegações do Brasil e da Rússia entregaram nesta semana ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um documento com 21 itens onde destacam o papel dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) na formação de uma nova ordem econômica. O memorando destaca a influência dos países do grupo, que estão hoje entre as dez maiores economias do mundo. O documento foi entregue durante a 2ª. Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil-Rússia, que ocorreu em Brasília (DF), e foi promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Brasil.
O texto tem como principal conteúdo uma análise da crise econômica internacional e da participação dos Brics nesse contexto. Durante a mesa redonda, além de apresentar os itens do documento, os oito conselheiros de cada país destacaram a necessidade de ampliar o diálogo sobre o tema com outros especialistas.
As características que aproximam o Brasil e a Rússia também foram um consenso entre os representantes da delegações. Segundo os conselheiros, os dois países têm padrões semelhantes em temas como os mercados de consumo de massa e de produção de bens industriais e serviços, bem como recursos naturais - como petróleo, gás, matérias-primas e alimentos.
O ministro Alexandre Padilha declarou que a mesa é mais passo no fortalecimento da parceria estratégica entre o Brasil e a Rússia. “São dois países com várias características comuns e ambos, tem cada vez mais, um papel de destaque no cenário econômico internacional”, disse Padilha.
Por causa dessas semelhanças, apresentaram um conjunto de recomendações para serem implementadas pelos dois países. As sugestões incluem :correção do desenvolvimento global, institucionalização do Bric, desenvolvimento de marcos regulatórios para o sistema financeiro mundial, entre outros.
Além disso, o ministro ressaltou o potencial das parcerias bilaterais, em setores como energia, desenvolvimento e produção de alimentos “que podem contribuir para a segurança alimentar dos povos e melhor qualidade de vida em todo mundo”.
Na mesa redonda, os representantes frisaram que o documento será repassado para as autoridades políticas superiores do Brasil e da Rússia e transmitido à Cúpula de Chefes de Estado.
Fonte:
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























