Governo
Brasil terá centro de treinamento financeiro conjunto com países da América Latina
Um acordo firmado entre o Banco Central do Brasil, o Ministério da Fazenda, o Ministério das Relações Exteriores e o Fundo Monetário Internacional, decidiu pela criação de um centro de treinamento conjunto para a América Latina que terá sede em Brasília (DF). A unidade será chamada de Centro de Treinamento Brasileiro (ou BTC na sigla em inglês para Brazilian Training Center), e será construída no campus da Escola de Administração Fazendária (Esaf).
O objetivo do acordo é oferecer treinamentos a funcionários dos governos dos países da América Latina e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
A programação prevê treinamentos anuais, onde serão abordados temas como políticas e administração macroeconômica, programação financeira, assuntos do setor financeiro e bancário, financiamento governamental, assuntos externos e estatísticas. Além disso, conforme definido no memorando de entendimento, os cursos serão ministrados em português , espanhol e inglês.
O BTC vai ser administrado por um comitê com representantes da Esaf, da Universidade Corporativa do Banco Central (UniBacen), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Instituto FMI (INS).
No entanto, o BC, os ministérios e o FMI ficaram responsáveis por definir o número de vagas e as qualificações necessárias aos participantes dos cursos. Os custos serão divididos entre as partes. O memorando de entendimento tem validade de três anos a partir da data de assinatura.
Fonte:
Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























