Governo
Brasília recebe fórum de seguridade social das Américas
Entre os dias 24 e 27 de maio, será realizado em Brasília (DF) o primeiro Fórum Regional de Seguridade Social das Américas. O evento é organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (Aiss), com a colaboração do Ministério da Previdência Social. Entre os temas a serem debatidos estão a reforma nos critérios de aposentadoria, governança e ampliação da cobertura da seguridade social.
O fórum deve reunir mais de 200 formuladores de políticas, gestores e especialistas das Américas do Norte, Central, Sul e do Caribe. A decisão de realizar o fórum regional vem do fato de as Américas terem vivido algumas das mais diversas e pioneiras reformas em seguridade social nas últimas décadas, que contribuíram para aumentar a cobertura e o desempenho dos sistemas.
Uma nova análise da Aiss sobre o desenvolvimento e as tendências em seguridade social nas Américas foi preparada especialmente para o fórum. O documento foca nas áreas de proteção social à saúde, reforma dos sistemas de aposentadoria e papel do diálogo social. O estudo mostra o potencial dos sistemas para aumentar a coesão social e o desenvolvimento igualitário. O documento estará disponível a partir do dia 23 de maio, através da página da Aiss.
Durante o fórum, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberá o Prêmio Aiss de Boas Práticas para as Américas. O prêmio, instituído em 2009, pretende valorizar a contribuição para o desenvolvimento de um sistema transnacional de troca de dados. O Instituto Mexicano de Seguridade Social também será premiado pela introdução de um sistema de gerenciamento de desempenho. O resultado completo da premiação pode ser acessado pelo endereço.
O encontro será uma oportunidade para discutir a função da seguridade social no continente americano, convertendo-se em um marco fundamental para o Fórum Mundial de Seguridade Social que será realizado na África do Sul, em novembro e dezembro deste ano.
A Aiss é a principal organização internacional do mundo a reunir administrações e organismos nacionais de seguridade social. Seu objetivo é promover uma seguridade social dinâmica, auxiliando na excelência da administração das organizações. O órgão foi fundado em 1927 e, atualmente, tem 340 organizações afiliadas em 150 países. O secretariado da Aiss tem sede na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suiça.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























