Governo
Ceará e São Paulo representam o Brasil nas olimpíadas internacionais de química
Os estudantes Levindo Garcia Quarto, Raul Bruno Machado da Silva, do Ceará, e André Silva Franco e Jéssica Kazumi Okuma, de São Paulo vão representar o Brasil nas duas competições internacionais, primeiro na 42ª International Chemistry Olympiad, em julho na cidade de Tóquio, depois na 15ª Olimpíada Iberoamericana de Química, em outubro, na Cidade do México.
Eles foram selecionados entre 164 mil estudantes do ensino médio, após seis etapas do processo seletivo na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) em 2009. Os alunos enfrentam desafios de conhecimento que envolve conteúdo teórico e provas de laboratório.
No evento do Japão em julho, haverá participação de 73 países. Os alunos serão testados sobre síntese de substâncias, análise de uma amostra desconhecida e interpretação de espectros de ultravioleta, infravermelho e massa. A competição será realizada na Waseda University.
A Olimpíada Brasileira de Química é realizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ), com apoio de 27 instituições e universidades e suporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















