Governo
Policiais civis do DF que continuarem na ativa terão direito a abono de permanência
Um parecer da Consultoria-Geral da União(CGU) — órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) — reafirmou que os policiais civis do Distrito Federal têm direito a receberem o abono de permanência quando optarem por permanecer na ativa voluntariamente.
Segundo a legislação brasileira, os servidores públicos que puderem pedir a aposentadoria voluntária mas que decidirem continuar em atividade têm direito a um abono de permanência, equivalente ao valor da contribuição previdenciária, até completarem as exigências para pedir aposentadoria compulsória.
O parecer da AGU é uma resposta ao questionamento enviado pela Direção Geral da Polícia Civil do DF juntamente com o Sindicato dos Delegados de Polícia do DF. Em 2008, a CGU/AGU, já havia anunciado que todos os funcionários policiais beneficiários da Lei Complementar nº 51/85 fazem jus ao abono. No entanto, as instituições explicaram que havia dúvidas quanto à aplicação desse entendimento aos policiais civis do DF.
No parecer, a AGU registrou também que, de acordo com a legislação do País, as folhas de pagamento da polícia civil do DF são custeadas pelo Tesouro Nacional, o que apontou a necessidade de uniformizar o procedimento para o pagamento de abono de permanência aos policiais civis do DF.
Saiba mais sobre a Advocacia Geral da União no Portal Brasil.
Fonte:
AGU
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























