Governo
Veículo Aéreo não-Tripulado é lançado pela FAB
Foi oficialmente apresentado nessa segunda-feira (10), o projeto de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) da Força Aérea Brasileira (FAB). O lançamento ocorreu Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A aeronave nomeada Hermes 450, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems, mede seis metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer por mais de 15 horas em voo. O custo da hora de voo é quase um décimo de outra aeronave tripulada.
O avião é remotamente controlado do interior de um abrigo especialmente montado para operações militares e os pilotos são capazes de controlá-lo a quilômetros de distância. Por meio de sistema de enlace de dados, também é capaz de distribuir as imagens captadas. Para testes, foi cedido pela empresa Aeroeletrônica, subsidiária do projeto no Brasil, um VANT e uma estação de controle de solo por um período de um ano, sem custo para a instituição, para a conclusão do trabalho.
Apenas depois é que a FAB deve iniciar o processo de seleção de fornecedores e de escolha de VANTs. Em parceria com a Marinha e o Exército, a FAB irá avaliar até dezembro deste ano todas as possibilidades de emprego no País, além de criar regras de utilização e regulamentar o tráfego aéreo desse tipo de aeronave. Para fins militares, a aeronave pode realizar missões de reconhecimento e de busca e resgate, entre outras, mas também pode ajudar na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.
Em Questão edição 1041 - 12/05/2010
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil



























