Governo
Ministério da Justiça capacita 1ª turma de policiais que irão atuar nas fronteiras
Os primeiros policiais que vão atender as bases de Policiamento Especializado em Fronteiras (Pefron) participaram de solenidade de formatura, nesta terça-feira (29), em Belém (PA). Os policiais foram treinados para combater os crimes característicos das fronteiras, como o contrabando de armas e munições, o narcotráfico, a exploração de madeira, tráfico de pessoas, o furto e roubo.
Entre os 123 formandos estão policiais civis, militares, bombeiros e peritos criminais dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Mato Grosso e Santa Catarina. Nesta primeira turma 90 policiais são do Pará. Os treinamentos iniciados no dia 7 deste mês cumpriram uma carga horária de 180 horas de aulas teóricas, táticas, resgate e salvamento.
A segunda turma, formada por 72 agentes de segurança, já começou o treinamento no Instituto de Segurança Pública do Pará, situado no município de Marituba, na região metropolitana de Belém. O instituto é o centro nacional de treinamento de 11 bases Pefron previstas até agora no Brasil, com possibilidade de ser transformado na primeira Faculdade de Segurança Pública da América Latina. A primeira base será instalada na região conhecida como Estreito de Breves, no arquipélago do Marajó, no Pará.
O Ministério da Justiça visa fortalecer, com o projeto, as polícias dos estados que fazem divisa com outros países criando grupos especializados para atuarem de forma preventiva e repressiva nos limites desses estados no combate aos crimes específicos de cada região, com ações de cooperação intergovernamental e interinstitucional em segurança pública com o suporte de órgãos federais, como as polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança Pública.
Fonte:
Ministério da Justiça
Saiba mais sobre saúde nas fronteiras no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























